A escritora carioca Mary Del Priore abre a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 13 a 16 de outubro na cidade de Cachoeira, localizada a 130 km de Salvador.
-- Veja a Agenda Cultural
Del Priore participa na quinta-feira (13), às 15h, da mesa temática “Histórias da Gente Brasileira”, mesmo nome de seu mais recente livro, lançado pela editora LeYa. Esta é uma das novidades desta edição da Flica, pois é a primeira vez que acontece uma mesa totalmente dedicada a um livro. A mediação será do secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal.
No livro, que abre a série, a autora propõe uma “histologia histórica” que analisa os fios miúdos que entrelaçam as tramas do passado e, com simplicidade e frescor, apresenta uma história do Brasil diferente.
No Volume 1: Colônia, Mary lança luz sobre o universo multicolor das pessoas comuns e coisas pequenas que formaram um caráter nacional ainda hoje presente em nossas vidas e formas de pensar.
“O que parece uma cacofonia, ruído desencontrado, é música. São os sons da rua, da casa, dos instrumentos de trabalho ou de festas. Para isso é preciso olhar pelo retrovisor para ver como nossa gente era, como morava, vestia, comia, trabalhava, ria, amava e sonhava. De que forma seus problemas foram ultrapassados de geração em geração. Mas é preciso também olhar pelo buraco da fechadura, para enxergar como se comportava em sua intimidade nos momentos de medo, dor ou prazer”, escreve Mary na apresentação.