No próximo sábado (23), a cidade de La Rochelle, na França, recebe a quarta etapa do Mundial de Saltos em Penhasco, o Red Bull Cliff Diving. Isso nos faz lembrar de férias na praia ou à beira de um rio. Quem nunca procurou uma pedra ou aquele lugar mais alto só para pular e cair na água?
Essa lista vai te dar vontade de viajar pelo mundo em busca dos melhores lugares para esse tipo de diversão. E há quem tenha isso como profissão: os atletas do Red Bull Cliff Diving, incluindo o brasileiro Jucelino Júnior, único brasileiro a competir na França nesse final de semana. “Minhas expectativas para a prova são as melhores possíveis, porque estou treinando muito. Além disso, a etapa da França tem um público enorme e tem um valor sentimental para mim: foi lá que eu comecei a competir!”, diz Jucelino.
O evento terá transmissão ao vivo em www.redbull.tv a partir das 13h50 (horário de Brasília).
1. Krabi, Tailândia:
Um dos lugares com mais opções para esse tipo de salto no mundo. Sem falar na água cristalina e quente, que faz com que você busque não o penhasco mais alto, mas, sim, os melhores mergulhos. Depois, é só nadar pouquíssimos metros até a faixa de areia e relaxar antes do próximo salto.
2. Chapada Diamantina, Brasil:
Muitas pessoas viajam pelo Brasil em busca de praias paradisíacas. Mas há muito mais para descobrir além do mar. A Chapada Diamantina, na Bahia, é um desses locais brasileiros que merecem ser explorados.
“Eu voei até Salvador e dirigi cerca de quatro horas, país adentro, para encontrar esta piscina natural perfeita, com penhascos bem legais para se saltar. A água é meio escura, mas é o que torna o lugar místico. Existem muitos outros lugares lindos lá em volta também", afirma Orlando Duque, ex-campeão mundial do Red Bull Cliff Diving e lenda do esporte.
3. Portovenere, Itália:
Por que não saltar e conhecer lugares históricos ao mesmo tempo? Em Portovenere, além dos penhascos acentuados, é possível encontrar belezas antigas, como ruínas romanas e castelos.
4. The Kimberley, Austrália:
Se você estiver preparado para continuar na luta pelo lugar ideal para o salto de penhasco, então vá até o remoto e difícil-de-se-chegar desfiladeiro Kimberley, na Austrália. Lá, há a combinação perfeita para o mergulho perfeito: nada como uma pedra bem alta sobre uma piscina bem profunda.
5. Oahu, Havaí:
O Havaí não está repleto apenas de ilhas, mas também de ótimos lugares para pular em busca de um mergulho refrescante nesse lugar paradisíaco. Na foto, um salto de uma pedra com 16 metros de altura em Lana'i Lookout. Não se engane: nunca é tão baixo e tão fácil quanto parece.
6. Açores, Portugal:
Açores é uma das etapas mais tradicionais do Red Bull Cliff Diving. Não é difícil adivinhar o porquê… A paisagem – e a altura – são de tirar o fôlego até dos mais experientes! “Eu adoro Portugal! Lá temos a possibilidade de saltar tanto das rochas quanto das plataformas, é incrível”, explica Jucelino Júnior.
7. Ilhas de Aran, Irlanda:
É pedir muito uma piscina natural em um lugar lindo só para poder pular e se divertir? Não nas Ilhas de Aran, na Irlanda! É só se jogar!
8. Wadi Shab, Omã:
Um parque natural cheio de piscinas e cachoeiras naturais. Água cristalina. Pedras e penhascos. Assim é Wadi Shab, no Omã. Já pode fazer as malas?
9. La Rochelle, França
Também parte do Red Bull Cliff Diving, a cidade francesa de La Rochelle é admirada por aqueles que gostam de saltar em direção à água. E o melhor: com vista para uma cidade cheia de história, sendo conhecida por ter sido um importante porto no período colonial.