Um dos dias mais aguardados do ano pelos consumidores e empresas está chegando: a famosa Black Friday acontece nessa sexta-feira (27/11) e contará com promoções e descontos em todos os tipos de produtos e serviços, incluindo passagens aéreas e pacotes de viagem.
No entanto, antes de se empolgar e começar a arrumar as malas, é preciso ter certeza de que não pagará a famosa "metade do dobro" em promoções enganosas.
De acordo com informações do Kayak, site de pesquisas de viagens online, na edição de 2014, os destinos que tiveram mais desconto em passagens aéreas foram Recife, com 12%, Paris, com 5%, Nova York, com 4%, e Orlando, com 1%.
No entanto, na semana seguinte à Black Friday de 2014, o preço das passagens aéreas para alguns destinos caiu, como, por exemplo, Por Alegre, com queda de 7%, e Rio de Janeiro, com queda de 6%. Ou seja, quem comprou passagens para esses destinos na Black Friday acabou não fazendo um bom negócio.
“Acreditamos que a quantidade de promoções na Black Friday em 2015 será maior, porque muitas companhias aéreas estão apostando na data para promover ainda mais os pacotes para as festas de fim de ano, férias escolares e Carnaval", observa o diretor geral da Kayak no Brasil, Kaio Philipe.
Segundo Philipe, a recomendação é que o consumidor monitore o destino escolhido criando um alerta de preço - ferramenta da Kayak que notifica por e-mail ou aplicativo se as passagens estão subindo ou caindo.
Outra ferramenta que pode ajudar o consumidor é a previsão de preço, que consegue indicar se aquele é um bom momento para comprar ou se ele deve esperar mais.
Veja 5 dicas para comprar passagens aéreas na Black Friday:
1 - Defina o destino com antecedência
Com tantos descontos e tão pouco tempo para pensar, é fácil sair da Black Friday sem ter comprado nada. Não deixe para decidir o destino no dia. Procure definir com antecedência quais lugares você quer visitar, de preferência, com mais de três opções para otimizar o tempo buscando as promoções que se encaixam com o que você realmente quer.
2 - Utilize comparadores de preço
Sites comparadores de preço, como o Buscapé, por exemplo, utilizam alguns filtros que levantam o histórico de preços do que está sendo vendido para que o consumidor descubra se o preço realmente está abaixo do que o normal ou se a promoção é falsa. Desta maneira, você pode evitar a frustração de ver as tarifas caindo na semana que vem.
3 - Seja rápido no clique
Assim como você, muitas outras pessoas estarão buscando por tarifas e pacotes de viagens promocionais durante toda a sexta-feira. Isso significa que as melhores promoções são as primeiras a se esgotar e, depois disso, só na Black Friday do ano que vem. Portanto, se encontrar uma boa promoção para um dos destinos que escolheu, seja rápido no clique e garanta seu assento no voo.
4 - Cuidado com as taxas "não inclusas"
Sabe aqueles "termos e condições" da promoção que você diz que leu, mas na verdade ignorou? Então, ele pode te salvar de cair em uma cilada. Alguns anúncios de promoções da Black Friday não incluem certas taxas que podem virar uma grande dor de cabeça para você. Por isso, é bom ler com cuidado os termos da promoção para saber se não será cobrado por outros serviços posteriormente.
5 - Os pacotes são uma boa pedida
Se a sua intenção é comprar uma viagem inteira na Black Friday, fazendo reservas de passagens, hotéis, carros e até alguns passeios, o ideal é primeiro procurar promoções de pacotes que já se encaixem nos seus planos ao invés de pesquisar um por um.