Holambra – SP
O nome Holambra é uma clara referência à Holanda e não foi dado à cidade por acaso. Até porque por ali tudo lembra o país. Os moinhos, as flores, as casas coloridas, os passeios de bicicleta e até as guloseimas. Além de ser a “cidade mais holandesa do Brasil”, é a capital nacional das flores, sendo a maior produtora e exportadora do país.
Anualmente, a cidade promove a maior exposição de flores da América Latina: a Expoflora. Ao chegar neste pequeno destino turístico do interior de São Paulo, na microrregião de Campinas, os visitantes podem participar de diferentes eventos e preencher o dia com passeios culturais e tours rurais, realizados nos arredores.
Campos do Jordão - SP
Localizada em São Paulo, a conhecida “Suíça Brasileira” dispensa introdução. A cidade é puro charme. As casas parecem ter sido trazidas diretamente dos Alpes Suíços. E não é só a arquitetura que lembra o país europeu.
O clima das montanhas e o verde dos vales fazem com que os visitantes se sintam acolhidos por paisagens tipicamente suíças. No inverno, o destino é point entre os brasileiros, que lotam os diversos bares e restaurantes em busca dos festivais de fondue e de bons vinhos.
Para quem quer conhecer o destino com mais calma, deve se programar para visitar Campos do Jordão em meses menos badalados como abril e maio.
Os principais eventos da cidade são o Festival de Inverno de Campos do Jordão, em julho, Festival do Fondue, em agosto, Oktoberfest, em outubro, e a Exposição de Natal, em dezembro.
Bento Gonçalves e Gramado – RS
Se as fotos dos vinhedos na Toscana fazem você suspirar, saiba que Bento Gonçalves e as cidades próximas localizadas no Rio Grande do Sul, especialmente as que fazem parte do Vale dos Vinhedos, também são capazes de conquistar o seu coração.
As vinícolas, os prédios históricos, as casinhas no meio do nada e atrações como o Caminho das Pedras fazem deste pedacinho da serra gaúcha um lugar com ares predominantemente europeus.
Bom exemplo disso é Gramado, uma das cidades mais turísticas da região e com muitas alternativas de passeios. A influência dos povos que colonizaram a região, principalmente os italianos, é a maior responsável por roteiros gastronômicos e culturais que dão um gostinho do que é visitar a Itália.
Penedo – RJ
Este pequeno distrito e parque ecológico que pertence ao município de Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, pode ser apresentado como a Finlândia Brasileira.
Isso porque Penedo é a principal colônia finlandesa do Brasil fora do Sul, algo que pode ser percebido pela arquitetura marcada por casinhas coloridas e cercada por flores.
A região também abriga a Casa do Papai Noel, fábricas de chocolates e muitas araucárias. Bonecos de neve e a decoração natalina ajudam a reforçar a ideia de Pequena Finlândia, que faz deste lugarejo erguido aos pés da Serra da Mantiqueira um destino tão especial, imperdível principalmente para as crianças.
Pomerode – SC
Muitas cidades catarinenses foram colonizadas por alemães e boa parte delas preserva até hoje os costumes trazidos pelos imigrantes que saíram de lá. É Pomerode, porém, que fica com o título de cidade mais alemã do país.
Para entender o porquê da classificação, basta caminhar pelas ruas da região, onde casinhas charmosas, ateliês e confeitarias resgatam o que há de melhor nos cenários germânicos.
Localizada no “Vale Europeu”, a cidade, além de ser agraciada pela bela paisagem, preserva e valoriza tradições alemãs, que podem ser observadas em manifestações culturais, na música, na dança, na variada gastronomia e até mesmo no sotaque dos moradores.