Turismo

Aberta temporada de cruzeiros

Salvador deve receber quase 110 mil turistas e 38 navios até fevereiro de 2016

Foto: Romildo de Jesus
Na manhã dessa quinta (5/11), primeira embarcação vinda da Espanha aportou na capital

Os primeiros sinais de que a alta temporada está bastante próxima já começam a ser vistos no Porto de Salvador com a chegada dos navios que vêm trazendo turistas do Brasil e do mundo. Na manhã dessa quinta (5/11), o primeiro deles aportou na capital baiana vindo da cidade espanhola de Las Palmas com mais de 600 pessoas de várias nacionalidades.

De acordo com a Bahiatursa, até o final deste mês, outros cinco navios devem chegar à cidade totalizando mais de 11 mil visitantes. O maior número é esperado para o mês de dezembro, com 13 navios e 42.138 visitantes a passeio.

A expectativa é de que, até o final da temporada – dia 9 de fevereiro de 2016, terça-feira de carnaval – aportem na cidade, ao todo, 38 navios e quase 110 mil pessoas venham a Salvador para conhecer as belezas naturais, história, gastronomia e cultura.

Para todo esse período, o órgão estadual de turismo preparou um receptivo especial, com baianas trajadas de forma típica e distribuindo as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim para paulistas, mineiros e cariocas que são os brasileiros que mais visitam o estado, segundo a Bahiatursa. Dentre os “gringos”, argentinos, franceses, norte-americanos e italianos são os mais esperados para passar a alta temporada por aqui.

No primeiro dia, o saguão do Porto ficou lotado de pessoas que queriam chegar ou sair da cidade após ficarem alguns dias pela capital. Aguardando serem chamados, muitos aproveitaram e passaram o tempo olhando o celular, sentados no chão batendo papo com os amigos ou, simplesmente, esperavam do lado de fora.

Foi o caso do corretor de imóveis pernambucano, Milton Santos, que aproveitou a estadia ao lado da família. Após quatro anos sem visitar a cidade, ele ficou encantado com as mudanças mesmo em um período de dois dias.

“Passei pela orla, Pelourinho, mas fiquei bastante animado foi com a cultura daqui que me chamou a atenção”, disse ele antes de partir para Santos, próximo destino do cruzeiro. Já a turista paulista, Antônia Barros, mal tinha acabado de desembarcar e já estava com o roteiro pronto na mente. “Quero ver as praias, museus e aproveitar a noite daqui que dizem que é bastante animada”, contou.

Número de turistas 
As expectativas com relação ao aumento no número de turistas na cidade não empolgam apenas os órgãos de turismo do estado como também do município. Segundo a Prefeitura, a estimativa é de que cerca de 1.800.000 pessoas devem passar na capital baiana até o Carnaval. Este número é 10% maior em relação ao ano passado, quando 1.498.000 turistas visitaram a cidade.

“As expectativas são melhores que na temporada anterior, já que teremos um maior número de viagens internas e maior número de atrações na cidade. O Réveillon divulgado com antecedência gerou maior procura, o que vai por sua vez gerar voos extras para Salvador”, disse a assessoria da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), através de nota.

Apesar de informarem que ainda está em estudo quanto esses turistas devem gastar aqui na capital, a gestão municipal aposta em atrações como a Casa do Rio Vermelho, a Casa do Benin, além de outros eventos como o Pelourinho Dia e Noite, o Viver Barra e, claro, o Carnaval de 2016, para mantê-los o maior tempo possível por aqui.