Jolivaldo Freitas

O Verão está chegando

Quando a Primavera chega e o sol começa a ficar mais forte o baiano já antevê o Verão e começa a se preparar física e psicologicamente para enfrentar a maratona de reggae dia e noite. Já eu começo a ficar estressado por ver que nossa tão linda Orla, coisa que até parece faz Deus existir, está como Ele dará. Existe a possibilidade – pelo menos uma luz no horizonte – de vermos melhoria, com a iniciativa do prefeito Neto de tocar obras da Ribeira à Itapuã.

Mas verifico que isso não será para hoje e nem amanhã, mas para um futuro próximo. As obras começaram na Ribeira, mas como passo por lá todas as semanas, acho que começaram mas estão paradas ou devagar. Não sei dizer e como péssimo repórter que sou não me dei ao trabalho de perguntar aos moradores. Farei depois.
 
Na Barra pelo menos a primeira etapa já começou pelo que vi nas fotos dos jornais, mas vai ter de parar por causa do Carnaval – embora a prefeitura diga que nada vai atrapalhar. O Porto da Barra fica para depois. Na Boca do Rio deu tudo certo, pois o prefeito anterior, João Henrique, tinha deixado iniciada. 

Mas, certo mesmo é que o Verão acaba logo após o Carnaval – independentemente do calendário oficial, pois por aqui temos o nosso – e este será mais um Verão sem uma orla que dê orgulho. Até Vitória, no Espírito Santo, Tramandaí, no Rio Grande do Sul ou Aracaju, aqui pertinho, têm uma estrutura que orgulha os seus habitantes.

Claro que o Ibama e o Ministério Pública na ânsia de mostrarem que sabem mais que o rei têm culpa do estrago que foi feito, conforme disse o mesmo João Henrique, que ficou com as mãos atadas (coisa que ACM não fala para não melindrar os caras),mas a população também tem culpa quando não se movimentou, questionou ou cobrou obras acentuadas para melhorar a zona marítima, uma das maiores do Brasil e das mais privilegiadas. O Governo Federal também fez das suas quando açulou o muncípio a destroncar as barracas e dar um chega-pra-lá nos barraqueiros.
 
Outros problemas me deixam tenso quando chega o Verão e começa a temporada de chegada dos turistas. Os navios já começaram a tracejar a Baía de Todos os Santos. O Porto não evoluiu. Os hotéis começaram a reajustar os preços, começou uma justa queda-de-braço entre a Prefeitura e os barraqueiros no Mercado Modelo. 

E ninguém consegue fazer com que os vendedores de lembranças da Bahia, principalmente as medidas do Senhor do Bonfim, parem de importunar os turistas no Mercado Modelo, no Farol da Barra, no adro do Bonfim e no Pelourinho.

Vai ser mais um Verão em brancas nuvens. E olha que a Copa do Mundo vem a seguir. Ou se ajeita correndo ou não vai ser nada bom. Tomara que as barracas da minha querida Rosemma Maluf deem certo. Se der vou lá tomar uma e comemorar. É pelo menos um alento. Melhor que tomar sol nos chifres.