Entretenimento

Lady Gaga - Extravagante, polêmica, excêntrica...

Excêntrica e extravagante. Esses são apenas alguns dos adjetivos que podem definir a americana Lady Gaga. 2010 foi sem dúvida o ano dela. O curioso é que durante esse período, Gaga não lançou oficialmente nenhuma música nova. No entanto sempre esteve nos noticiários, seja pelas suas polêmicas, forma de se vestir e pelos hits que sempre estiveram no topo das paradas. A personalidade da música ainda pode se gabar pela legião de fãs e por ter conseguido influenciar tantos outros artistas pelos quatro cantos do mundo.

Com eco dos seus trabalhos de 2009, Gaga começou o ano bem, conquistando o primeiro single número um de 2010 na Inglaterra com “Bad Romance”.
 
Ela também caiu na estrada no segundo dia do ano com a turnê “The Monster Ball”, que tinha começado em novembro. Logo a turnê virou notícia quando Gaga cancelou um show por exaustão e desidratação. Em março, ela lançou o clipe de “Telephone” junto com Beyoncé e, em junho, foi a vez do clipe de “Alejandro”, que trazia um modelo brasileiro Evandro Soldati. 
 
Mas o que Lady Gaga mais fez neste ano foi provocar polêmica. As capas de revistas foram temas centrais das confusões causadas por Gaga. Polêmica por estar nua, como fez na capa da revista “Q”. Na foto, ela aparece fazendo topless e cobrindo os seios com as mãos e a revista acabou banida de livrarias americanas por ser considerada ofensiva. E na capa da “Vanity Fair” de setembro, onde aparece coberta apenas por longos cabelos brancos. Polêmica por segurar duas metralhadoras na capa da revista “Rolling Stone” de julho. 
 
E muita polêmica por suas roupas extravagantes. A principal delas aconteceu em setembro, quando Gaga compareceu ao MTV Video Music Awards  usando um vestido feito de carne crua. A explicação do figurino foi confusa. “Se não defendermos aquilo que acreditamos e se não lutarmos pelos nossos direitos, muito em breve teremos tantos direitos quanto à carne nos nossos ossos”.  Para quem conhece Lady Gaga resta esperar um 2011 ainda mais repleto de polêmicas e novidades musicais. Em maio, a cantora lança seu terceiro álbum, “Born This Way” e de acordo com Mauro Ferreira, jornalista especializado em música, este trabalho poderá ter, ao menos, uma faixa cantada em português. Já é certo que no novo álbum, Gaga cantará em seis idiomas.
 

POPULARIDADE

Neste ano, Lady Gaga aumentou sua legião de adoradores: superou Barack Obama com 10 milhões de fãs no Facebook e ultrapassou Britney Spears no número de seguidores no Twitter.
 
Em abril, Gaga foi incluída na lista de 25 pessoas mais influentes do mundo pela revista “Time”. Já em junho, a cantora apareceu entre as cinco  personalidades mais bem remuneradas em ranking da revista “Forbes”. Seu valor no momento era de R$ 109,74 milhões.
 
Lady Gaga também colecionou diversos prêmios em 2010. Ela foi a vencedora em três categorias no Brit Awards, em fevereiro (melhor álbum internacional para “The Fame”, show e intérprete internacional) e, em setembro, levou oito prêmios no MTV Video Music Awards, incluindo o de Vídeo de Ano para “Bad Romance”. Em outro prêmio da MTV, o MTV Europe Awards, foi novamente a grande vencedora ganhando três estatuetas.