Valdemir Santana

Boa Terra

A nobreza africana numa noite de gala

Descendente do Barão de Jeremoabo e presidente do Instituto Genealógico da Bahia, Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior, reserva, nesta quarta-feira, momento especial para o requinte das tradições afro-baianas, na Associação Comercial da Bahia, um dos palácios mais emblemáticos da arquitetura europeia em Salvador.
É o lançamento da edição especial da Revista do IGB, em comemoração aos 65 anos da entidade. Nela, um artigo sobre o psiquiatra baiano, George Alakija, filho de Mawell Porfírio Arakija, primogênito do príncipe de Abeokutá, na Nigéria, e irmão do rei do povo nigeriano. O artigo é “Nobreza Africana na Bahia”.
Foram 35 genealogistas, historiadores e intelectuais da Bahia e do Brasil convidados para escrever artigos na publicação que tem capa com desenho de Agnes Nesser, esposa de Herman Nesser, sócio-fundador do Instituto e um dos maiores heraldistas que a Bahia já teve. Ela é mãe de Regina Nogueira Reis.
O palácio da Associação Comercial é considerado o melhor exemplo fora da Europa do estilo Adam, um neoclássico inglês xodó da realeza. No final dos anos 1960, ao visitar a Bahia, a rainha Elizabeth teria mandado parar a comitiva que seguia em direção ao Bonfim, só para admirar a construção.

Bodas e cantos dos Mercury 
Uma sutileza após a outra no casamento da dançarina Giovana Mercury Póvoas, com o músico percursionista Emerson Taquary. Os dois são filhos de artistas. A noiva, da cantora Daniela Mercury, e do empresário da área de comunicação Zalter Póvoas. O noivo, é filho do ex-baterista de Raul Seixas, Messias Taquari, e da técnica em telecomunicação Ana Maria Taquari.
As sutilezas começam pela escolha da igreja, a Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, um dos templos mais antigos da Bahia, construído em 1608, em estilo maneirista. É da fase final do Renascimento, a que deu mais elegância ao clássico. As paredes da nave são decoradas com mais de 5 mil azulejos azuis e brancos, considerados um dos maiores conjuntos do gênero no mundo.
Depois passam pelo Hotel Água Brasil, em Buraquinho, uma pousada com seis suítes no estilo top secrets hotels.  É uma rede charmosa de hospedaria onde só se hospedam pessoas indicadas por amigos e conhecidos dos donos. Antes era a casa da proprietária, Vera Melo. Ela não quer saber de entrevista, muito menos de contar sobre cabeças coroadas que passaram por lá. A piscina, com desenho em forma de ameba, esbanja criatividade.

Cenas da Broadway
Mas a festa de Giovana e Emerson teve ainda o puro glamour do salão de festa, com algumas cenas que lembravam musicais da Broadway. Os noivos fizeram coreografia para “Your song” , a música de Elton John que foi tema do filme Moulin Rouge, dançando sobre uma pista grafitada com o perfil dos dois. Continuaram na pista quando seis casais de dançarinos entraram em galope fashion, com rock metaleiro. No figurino, minivéus para elas e chapéus de purpurina para eles. 
Quando chegou à igreja, Daniela contou estar emocionada e que iria se derreter em lágrimas. No final, correu o buchicho que ela não chorou. “Chorei sim, não me segurei, do início ao fim”, protestou. O publicitário Marco Scabia, marido da cantora, foi em socorro. “Eu vi Daniela chorando muito, o tempo inteiro”, garantiu cheio de simpatia e irreverência.

Carisma das bolsas


1 - Falando nas sutilezas do casamento de Giovana e Emerson, é bom lembrar que a plateia de convidados selecionados falou mais alto. Estava tão restrito que a maior parte da imprensa local ficou de fora. Entre os sites, apenas dois tiveram vez, o michellemarie.com.br e o liciafabio.com.br.

2 - A escritora norte-americana Camille Paglia  estava puro requinte com um conjunto em tom  nude de Ralph Lauren. Ela própria informou a marca para Boa Terra. Claudia Giudice, influente editora da cúpula da Abril S.A., usou mini azul, da Iódice, que humilharia qualquer Prada das celebridades internacionais. 

3 - Yami Araújo também optou pelo nude, o tom do outono, da Houis Clos. Gil Santos arrasou com pretinho de Dana Karan, e Mag Tourinho Reis não deixou por menos com um conjunto vintage de Cloé. Por coincidência, as duas estavam com bolsas da mesma marca, nada menos do que Marc Jacobs, a sensação entre as elegantes internacionais.

4 - Gil se exibiu charmosa e Mag tentou despistar.  “Eu não gasto fortunas comprando bolsas. Esta que eu uso foi Regininha quem me deu de presente’, contou a produtora cultural mostrando o modelo vintage e se referindo à socialite Regininha Mendes.

5 - Para completar o carisma das bolsas nas festas baianas, como acontece entre as estilosas do mundo inteiro, Daniela Mercury usou uma criada pela alagoana Martha Medeiros. O que tem de especial é que é a mesma estilista que desenhou o vestido usado pela cantora, e também o da noiva, que foi em renda Renascença sobre seda pura.

Zero oitocentos
Equipes de algumas lojas de produtos chiques em Salvador, principalmente as que vendem roupas, joias e assessórios, estão com as mãos na cabeça, sem saber como lidar com a estratégia armada por um conhecido empresário. Não se trata de roubo, nem golpe que dê prejuízo, mas tira todo mundo do sério.
Contam que ele chega com roupas elegantes, perfumado, e começa a falar da esposa. Diz que é uma socialite reservada que não suportaria circular em um shopping. Propõe então levar algumas peças em consignação, para ver o que ela decide comprar. Depois volta e ele mesmo devolve tudo, intacto, um ou dois dias depois. “Ela não gostou”, explica.
O detalhe é que durante este tempo, a mulher dele, uma socialite  belíssima e que é considerada sósia melhorada de um dos ícones femininos do século XX, foi a festas badaladas usando as peças. Uma vendedora identificou através de foto de evento, como sendo da loja os brincos que ela usou na ocasião. Outra vendedora, uma emblemática bolsa.

Country refinado
Difícil garantir quem se divertiu mais na festa country que a decoradora Isabela Martins Dantas e o marido, o engenheiro Mário Dantas, organizaram na mansão do exclusivo Horto Florestal, para comemorar o aniversário do herdeiro Mário Júnior.
Nicole, a filha compenetrada, esbanjou sutileza no modelo com saiote em Madras. A foto exclusiva do esperto Kin Kin só não mostra a corujice dos avós, a também arquiteta Teca Coni Martins e o empresário Nicolau Martins, que, como Boa Terra já contou, é o construtor do Warapuru resorts, um dos hotéis mais exclusivos do mundo, em Itacaré, Sul da Bahia.