Esportes

Basquete do Flamengo perde na final e é vice da BCLA Americas

A derrota tirou do clube a chance do tricampeonato

Foto: Flamengo
o quinteto do Flamengo perdeu por 92 a 80

O Flamengo foi derrotado pelo Quimsa-ARG, na noite desse domingo, por 92 a 80, e ficou com o vice da BCLA Américas, em Santiago del Estero.

A derrota tirou do clube a chance do tricampeonato e de um lugar no Mundial de clubes da FIBA, em Cingapura.

Na semifinal, no sábado, o rubro-negro havia batido o Halcones Xalapa, do México, por 90 a 87, enquanto o Quimsa derrotou o Macabi, do Uruguai. 

O Flamengo teve Balbi e Cuello como seus maiores pontuadores, mas viu Brandon Robinson, ex-Fla, Gallizzi e Brussino brilharem para os argentinos, que chegaram a abrir 20 pontos no primeiro tempo, que se encerrou 50 a 33. 

Nos dois últimos quartos, o Flamengo tentou buscar o placar, mas não conseguiu em momento algum trazer a diferença para menos de dois dígitos. O Quimsa administrou a partida e liderando por 40 minutos, ficou com a taça. 

1º Quarto
A decisão começou com o Quimsa marcando os pontos iniciais. Gui Deodato, do perímetro, marcou os primeiros três pontos do Flamengo no jogo. A equipe rubro-negra errava muitos arremessos no início do quarto, e com isso, os argentinos aproveitavam para abrir vantagem. Em boa jogada de Balbi, Devon Scott recebeu no garrafão e marcou dois pontos. Em quadra, Cuello arremessou para três e a bola caiu. Com baixo aproveitamento ofensivo, o FlaBasquete terminou a parcial perdendo por 28 a 12.

2º Quarto
O Rubro-Negro insistia nos arremessos de três, mas a bola teimava em não entrar. Um dos pontos fortes do time, que é a defesa, também tinha dificuldades para conter o ataque da equipe argentina. Em grande jogada, Gabriel Jaú deu bela assistência para Olivinha anotar dois pontos e sofrer a falta. No lance livre de bonificação, o “Deus da Raça” converteu mais um ponto. Deixaram o Scott Machado livre e ele acertou uma bola tripla. Kayo Gonçalves repetiu o companheiro e também cravou do perímetro. Pode-se constatar uma visível melhora do time rubro-negro na reta final do segundo quarto, mas o Quimsa seguiu com 17 pontos na frente: 50 a 33.

3º Quarto
Após duas tentativas malsucedidas, Cuello e Balbi acertaram uma bola tripla cada no início do terceiro período, cortando a diferença para 11 pontos. Apesar da melhora do Flamengo nos arremessos de três, o Quimsa seguia pontuando no ataque e mantendo a vantagem em dois dígitos. Nos últimos segundos, o Rubro-Negro conseguiu cortar a diferença para 11 pontos: 70 a 59. 

4º Quarto
No início do quarto final, o Quimsa voltou a abrir vantagem e esfriou a reação rubro-negra. O FlaBasquete seguia com dificuldades para marcar seus pontos devido a forte marcação dos argentinos. Nos minutos finais, o Flamengo até conseguiu encurtar um pouco a diferença, mas o Quimsa, que se manteve à frente no placar o jogo inteiro, acabou fechando a partida em 92 a 80 e se sagrou bicampeão da BCLA. 

Próximo desafio
Agora, o Flamengo volta focar na disputa no NBB, quando enfrenta o Botafogo no próximo sábado (20), às 19h30, no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), pelo primeiro jogo da melhor de três das oitavas de final da competição nacional.

Quinteto inicial - Franco Balbi, Gui Deodato, Didi Louzada, Kayo Gonçalves e Gabriel Jaú. Técnico: Gustavo De Conti.