Esportes

Bahia derrota o Vitória (de virada) na Fonte pela Copa do Nordeste

Confira quem mais venceu clássicos na rodada do torneio

Foto: Letícia Martins | EC Bahia
Os gols saíram todos no primeiro tempo

Deu Bahia no BA-VI pela sexta rodada da Copa do Nordeste. Nessa quarta-feira (20 de março), o Vitória chegou a sair frente com Alerrando, mas Jean Lucas e Kanu viraram para o Tricolor na Fonte Nova. Todos os gols saíram na primeira etapa.

Com o resultado, o Bahia segue na liderança do Grupo B, agora com 15 pontos. Já o Vitória saiu do G4 do Grupo A, com oito pontos, em quinto lugar.

O BA-VI começou animado. Revezando no ataque, o Vitória foi quem abriu o placar, com oito minutos de bola rolando. Rezende errou na saída de bola, Oswaldo aproveitou e serviu Alerrando, que mandou no ângulo. Um golaço! O gol deixou o clássico mais quente ainda, com os dois times com uma postura bastante ofensiva e arriscando bastante.

Crescendo na partida, o Bahia empatou o marcador aos 34. Everton Ribeiro recebeu na direita e cruzou para Jean Lucas, que soltou o pé para deixar tudo igual. O gol animou o Tricolor. Pressionando o rival, Kanu virou o marcador, aos 48. Cauly lançou na área, a bola ficou viva e Kanu mandou uma bomba para marcar.

A segunda etapa seguiu quente. Mantendo a postura ofensiva, tanto Bahia, quanto Vitória tiveram chances de balançar as redes. Thaciano parou no goleiro Lucas Arcanjo, enquanto Oswaldo teve seu chute defendido por Marcos Felipe. Lá e cá, o foi ganhando em transpiração, mas perdendo na inspiração.

Com dois minutos em campo, Mateus Gonçalves entrou pilhado, se desentendeu com Caio Alexandre e acabou expulso direto. Com um a mais, o Bahia começou a ter o controle do clássico. Trocando passes com facilidade, o Tricolor explorava bem os espaços. Apesar do volume criado, o placar do BA-VI seguiu inalterado.

Na próxima rodada, o Bahia recebe o Maranhão, no domingo, às 16h00, na Fonte Nova. Um dia antes, no sábado, às 20h30, o Vitória vista o Fortaleza, no Castelão.

Outros clássicos

A sexta rodada da Copa do Nordeste foi quente, com direito a outros quatro clássicos estaduais.

O Ceará quebrou uma série de quatro tropeços consecutivos na Copa do Nordeste ao derrotar o arquirrival Fortaleza, na Arena Castelão. Além disso, aumentou o tabu diante do Tricolor. O gol foi marcado por Raí Ramos.

A última vitória do Fortaleza sobre o Ceará na Copa do Nordeste aconteceu em 2001. Neste período, eles se enfrentaram em 12 oportunidades, com seis vitórias do Vozão e seis empates.

Com o resultado, o Ceará deixou a lanterna do Grupo A e subiu para o quarto lugar, com nove pontos, atrás de CRB (11), Sport (11) e River (10).

O Fortaleza, por sua vez, apesar da derrota, ficou na vice-liderança do Grupo B, com oito pontos. O Bahia, com 15, é o primeiro.

Sport segue mantido no G-4 da Copa do Nordeste 2024. O Leão da Ilha enfrentou o Náutico — sem público por punição — na Arena de Pernambuco, nesta quarta-feira, e ficou no empate por 2 a 2 com golaços de Titi Ortíz e Romarinho; estreante Sousa e Nassom, contra, descontaram a favor do Timbu.

Com o resultado, os rubro-negros ficam na vice-liderança de sua chave, chegando agora aos 11 pontos, enquanto os alvirrubros sobem aos seis pontos e na 4ª posição do Grupo B.

O América-RN segue com chances de classificação às quartas de final da Copa do Nordeste 2024. Nesta quarta-feira, o Dragão fez clássico contra o ABC, na Arena das Dunas, e venceu de maneira sofrida pelo placar mínimo de 1 a 0, com gol solitário de Gustavo Ramos, este na reta final do segundo tempo.

Com o resultado positivo, os americanos ficam na 7ª posição do Grupo A, somando sete pontos e mantendo alguma possibilidade de avançarem ao mata-mata, enquanto o Mais Querido tem os mesmos quatro pontos de outrora na 6ª colocação. Os times voltam a campo, neste sábado (23), pela 7ª rodada do Nordestão: o América visita o Altos, no Lindolfo Monteiro, às 18h, já os alvinegros recebem o Sport, no Frasqueirão, às 20h30.

Tudo igualado no clássico piauiense. No Estádio Albertão, River e Altos promoveram um confronto parelho. Contudo, os envolvidos pecaram nas finalizações e ficaram apenas no empate: 0 a 0. Os atletas foram aguerridos, porém deixaram a desejar em vazar a meta do adversário.

Com a contagem obtida, o Galo Carijó, terceiro colocado no Grupo A, pode deixar o G-4 caso os concorrentes abaixo vençam. Mesmo caso do Jacaré na chave B, que precisará “secar” Treze-PB e Náutico-PE para evitar de sair do grupo dos classificados à fase seguinte da competição.

Outro jogo

O CRB voltou a vencer na Copa do Nordeste. O Galo superou o Juazeirense por 3 a 1, no estádio Rei Pelé. Com isso, voltou à briga pela liderança do Grupo A.

Com o resultado, o CRB chegou aos 11 pontos, com três vitórias, dois empates e uma derrota. O Juazeirense, por sua vez, conheceu a terceira derrota consecutiva e ficou com três pontos, nas últimas posições do Grupo B.