Esportes

Nova Iguaçu faz história e está na final do Carioca contra o Flamengo

É a primeira vez em que o clube chega ao final do campeonato

Bill fez o gol do Nova Iguaçu

Bastava um empate, na tarde deste domingo (17 de março), no Maracanã, contra o Vasco. Mas o time do Nova Iguaçu queria fazer história com "H" maiúsculo e derrotou o cruzmaltino por 1 a 0, depois de empatar por 1 a 1 no primeiro jogo da semifinal.

Agora, enfrenta o estrelado Flamengo em dois jogos, para decidir o Campeonato Carioca de 2024.

Com o resultado, o Vasco agora se prepara para a terceira fase da Copa do Brasil e o Brasileirão, que começa em abril. Do outro lado, o Nova Iguaçu agora encara o Flamengo, que eliminou o Fluminense, na grande final do Carioca.

Em uma partida onde a equipe não conseguiu encontrar uma constância desde o apito inicial, os comandados do técnico Ramón Díaz decepcionaram os mais de 60 mil vascaínos no Maracanã e sofreram a segunda derrota na temporada, diante do mesmo adversário. A classificação do Nova Iguaçu, em contrapartida, é histórica: pela primeira vez, a equipe está na final do estadual.

O Vasco não entrou em campo mostrando que faria de tudo para sair do Maracanã com a classificação. Enrolado na saída de bola, a equipe começou a partida sem muita objetividade. Payet e Vegetti sofreram com essa falta de força na hora da definição e chegaram em oportunidades de longe.

A primeira grande chance surgiu com Galdames, após lindo passe de Payet. O chileno mandou uma bomba de fora e parou em grande defesa de Fabrício. Porém, depois disso, o time de São Januário não conseguiu chegar novamente com perigo, indo para o intervalo em 0 a 0.

Na volta para o segundo tempo, o Vasco seguiu tentando pressionar, mas novamente lento, e sem objetividade. Depois de muito tentar, o time de Ramón Díaz chegou com perigo apenas aos 26, quando Sforza, de cabeça, parou em Fabrício. E no lance seguinte, em contra-ataque, Carlinhos serviu Bill, que tocou na saída de Léo Jardim e abriu o placar para o Nova Iguaçu.

Após sofrer o gol, o Vasco passou a atacar como não fez antes na partida, concentrando a bola no campo de ataque a todo momento, mas seguiu pecando na hora de definir. Assim, o Nova Iguaçu garantiu a vitória e a eliminação da equipe de São Januário.