Esportes

Flamengo está na final do Carioca após empatar com o Fluminense

Rubro-Negro espera por Nova Iguaçu ou Vasco da Gama

Foto: Gilvan de Souza | Flamengo
Pedro fez um gol, anulado por falta na origem do lance

O Fluminense precisava fazer 3 gols em uma defesa que não tomou nenhum este ano, em competições oficiais. Era uma tarefa tão complicada que poucos dos seus torcedores - cerca de 5 mil - arriscaram ir ao Maracanã na noite deste sábado (16 de março), para torcer pelo milagre. 

Que não veio. O tricolor carioca está, agora, há 13 clássicos sem vencer, e o Flamengo (que venceu o primeiro jogo da semifinal por 2 a 0), controlou a partida sem sofrer maiores sustos (à exceção de uma bola que se jogou contra a trave, em chute de Renato Augusto, de fora da área).

De quebra, o argentino Rossi, goleiro do Flamengo, alcançou 960 minutos seguidos (11 jogos) sem sofrer gol, quebrando a marca de 1979 estabelecida por Cantarele (959 minutos sem ser vazado entre 1978 e 1979, em 10 jogos). A última vez em que Rossi sofreu um gol em jogo oficial foi na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, quando o Flamengo perdeu para o São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0, gol aos 25 minutos do primeiro tempo.

Os números do Flamengo na temporada oficial

-- 11 jogos
-- 8 vitórias
-- 3 empates
-- 0 derrotas
-- 81,8% de aproveitamento
-- 20 gols marcados
-- 0 gols sofridos
-- 173 finalizações (15,7 por jogo)
-- 80 finalizações sofridas (7,2 por jogo)
-- 56,7% de posse de bola

Esta será a sexta final seguida que o Flamengo vai disputar no Carioca. Exceto 2019, quando pegou o Vasco, as demais foram contra o Fluminense.

O Rubro-Negro espera por Nova Iguaçu ou Vasco, que decidem a vaga nesse domingo (17). depois de empatarem por 1 a 1 no primeiro duelo. Os vascaínos precisam vencer porque o empate dará a vaga ao adversário, dono de melhor campanha.

O adversário

Apesar da situação mais confortável do adversário, o técnico da equipe de São Januário, o argentino Ramón Díaz, está confiante: “O Vasco chegará à final, pois tem espírito e compromisso. É o espírito de sair perdendo e se recuperar”.

Para alcançar este objetivo o treinador deve optar por uma formação diferente em sua equipe titular, uma linha de quatro defensores ao invés de um trio de zagueiros. Com isso Medel deve aparecer no meio: Léo Jardim; Rojas, João Victor, Léo e Lucas Piton; Medel, Praxedes, Galdames e Payet; Adson e Vegetti.

Já o Nova Iguaçu confia demais em duas coisas para buscar uma classificação inédita para a final do Campeonato Carioca: o faro de gol do artilheiro Carlinhos (vice-artilheiro da competição com oito gols até aqui) e no retrospecto positivo diante o Cruzmaltino na atual edição na competição (o empate no primeiro jogo da semifinal e uma vitória de 2 a 0 pela 5ª rodada da Taça Guanabara).

Caso opte por mandar a campo a mesma formação do jogo do último domingo, o técnico Carlos Vitor formará o Nova Iguaçu com: Fabrício Santana; Yan Silva, Gabriel Pinheiro, Sérgio Raphael e Maicon Esquerdinha; Igor Fraga, Albert, Bill, Yago Ferreira e Xandinho; Carlinhos.

Outros campeonatos

Em São Paulo, o Palmeiras goleou a Ponte Preta por 5 a 1, na Arena Barueri, e alcançou a passagem para a semifinal. O triunfo do Verdão foi construído com gols de Piquerez, Murilo e Flaco López (três).

No estádio do Mineirão o Cruzeiro bateu o Tombense por 3 a 1, com gols de Matheus Pereira, Arthur Gomes e Zé Vitor (contra), para se garantir na decisão do Campeonato Mineiro. Agora a Raposa aguarda a semifinal entre Atlético-MG e América-MG para conhecer o seu adversário na final.

Outra equipe que se garantiu em um estadual foi o Bahia, que derrotou o Jequié por 4 a 1 na Fonte Nova com uma grande atuação de Oscar Estupiñán, que marcou três vezes. Rafael Ratão marcou o outro gol do Tricolor

O sábado também foi de vitória do Grêmio, que superou o Caxias por 2 a 1 no estádio Centenário no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. Cristaldo e Diego Costa marcaram os gols da vitória do Tricolor.