Helô Sampaio

Bolinho de peixe assado para comer após a Lavagem do Bonfim

...e me espera para o carnaval que estou chegando

Eh! Seu menino, que o ano chegou bem chegado. Já estamos vivendo todas as comemorações – do Bonfim ao Carnaval – com todo gás. E ainda quero aprontar, e com muita animação, em todas as lavagens da cidade. Já estou combinando tudo com os amigos, inclusive com Babu Santana – músico que também veio para a Hospita de Obesidade (HDO) para baixar as banhinhas, que nem eu. A gente espera sair daqui bem gostosinhos. E o nosso sucesso no Carnaval vai ser estrondoso, com certeza. Seremos os dois mais gostosinhos no trio elétrico. (E trate de tirar esse sorrisinho sarcástico da cara, meu lindinho. Cê tá é com inveja).

Mesmo internados aqui no hospital, acompanhamos todo o movimento do mundo aí fora, sabendo de tudo que está sendo programado para todas as festas. Ficamos programando quando vamos poder sair, para escolher a festa, ou o evento melhor, para poder ‘soltar o espírito’, curtir as coisas boas da terrinha, mas tirando a parte da ‘comidaria’, (viu, Jane Scholl), vamos fazer tudo sem comilança – para não jogar fora todo o esforço feito nestes dias que passamos recolhidos aqui, no Hospital da Obesidade.


E olhe eu aqui, com dr. Sérgio, curtindo a tranquilidade e beleza do Hospital da Obesidade

Agora, falando sério, estou gostando muito mesmo daqui do HDO, desse tempo diferente que estou vivendo longe da gulodice, da comidaria, e perto de exercícios tranquilos, saudáveis, convivendo com pessoas muito legais – que também estão em momentos diferentes da vida, longe de família, de comidas tentadoras e do sedentarismo. Aqui, acordamos, tomamos café e rumamos para a fisioterapia; depois, temos ginástica ou palestras variadas sobre saúde, aulas de artesanato, reuniões para reflexão.

Mas eu sempre dou um jeito de escapulir para a natação, que é o meu esporte preferido, pois me esbaldo, nado, mergulho e faço um bocado de arte antes de a professora chegar e botar ordem no recinto. Sou uma sereia dentro d’água. Acho muito gostoso. E me sinto um peixinho realizado dentro da piscina.

Ah! E tem os momentos de música e dança nos finais de semana e feriados. Você acredita, meu lindinho, que até eu cantei e dancei no sarau. E ninguém saiu correndo com medo do meu desafinamento. Quando eu me lembro que até a minha mãezinha querida – que me amava muitíssimo e me dengava mais ainda – me pedia para parar de cantar quando outras pessoas estavam por perto... Dizia com doçura, para não me traumatizar: “tá bom, minha filhinha, todo mundo gostou de ver você cantando, mas agora vá merendar com sua irmã Ana, que está lhe esperando”. E eu ia, toda saltitante, crente que esatava ‘abafando’.

Agora, sou mais comedida na cantoria pois sei do meu desafinamento. Mas adora quando a galera se junta no auditório do HDO que é onde a gente faz os nossos ‘happy our’. Aí, fio, eu canto, danço, rebolo na boquinha da garrafa, faço a festa mesmo junto com os amiguinhos ‘coroinhas’,  todos gostosinhos e ‘alegrinhos’. Tão pensando o quê, fifos, que eu já tô velha alquebrada, e que não dou mais um ‘caldo’. Nãnãninãnão. Ainda presto pra algumas coisinhas, sim, fifo, pode crer.

Mas agora, vamos deixar de ‘lero lero’ e cuidar do ‘corpitcho’ que está ainda mais gostoso. Rumemos para a cozinha preparar estes bolinhos de peixe assados que nos foi ensinado aqui, no HDO. Eu provei e adorei. Aventais a postos, lindinhos, que o bolinho é delicioso.

Bolinho de peixe assado do HDO

Ingredientes:

-- Uma xícara (200 g) de peixe cozido, desfiado e temperado com cominho, alho e sal
-- Duas batatas (200 g) cozidas no vapor,  amassadas no garfo
-- Duas colheres (20 g) de sopa de cebola roxa picada (20g)
-- Uma colher (café) de sal
-- Pimenta do reino, coentro, sal, salsa e cebolinha a gosto
-- Para finalizar: duas colheres (sopa) de gergelim ou farinha de amêndoas.

Modo de preparar:

1 - Em uma tigela, misturar o peixe – que pode ser bacalhau, atum, filé de pescada – com os demais ingredientes.;

2 - Modelar os bolinhos e passar na farinha de amêndoas;

3 - Colocar numa assadeira untada com azeite e levar ao forno pré-aquecido para assar até ficar levemente dourada (uns 20 minutos).

Rende 12 unidades grandes com valor calórico de 51,8Kcal por unidade.

Saboreie com o amorzinho, dando xerim no cangote.

Beijins e feliz 2024, com saúde, alegria e paz para todos.