Música / Televisão

Especial da Rede Bahia fala sobre trajetória do pagodão baiano 

Programa apresentado por Luana Souza vai ao ar em dois episódios, nos dias 16 e 23/9 

Foto: TV Bahia
Artistas falam sobre o pagode baiano no Sente o Som

Os artistas Tonho Matéria, Gerônimo Santana, Le?o Kret e Chiclete Ferreira são alguns dos entrevistados do primeiro episódio de “Sente o Som – Pagodão Baiano”, especial da Rede Bahia que estreia neste sábado, 16. Com apresentação de Luana Souza, o programa traz a trajetória do ritmo musical, desde suas raízes no samba até o momento atual, com muito suingue, percussão e dança.  

Dividido em dois episódios, o programa será exibido logo após o Altas Horas, às 0h20, mostrando a história do pagodão baiano. O gênero musical carrega a cultura e a identidade das quebradas, comunidades e favelas, representando a música popular baiana feita pela e para a periferia. 

Também participam do primeiro episódio os artistas Lu Costa, Genny Dantas e Alex Maxx, a pesquisadora Andreza Cerqueira, a assessora de comunicação Daniela Basílio, o coreógrafo Hainner Souza, o dançarino Johny Breezy e o doutorando em dança Everton Bispo. Já no dia 23, tem papo com Tony Sales, Oh Polêmico, O Kanalha e a participação feminina no pagode. 

“O especial traz a representatividade e a diversidade da cultura popular baiana para a telinha. O programa dá protagonismo a todo um movimento musical que hoje é um dos grandes representantes da nossa música, e movimenta uma cadeia de geração de renda, de emprego, com shows, clipes, DVD's, músicas lançadas, grupos de dança. O ‘Sente o Som’ vai contextualizar a relevância histórica e musical do pagode baiano, vai ser pra entender e sentir", conta Andrea Bonfim, diretora do programa.