Cinema

Salvador e São Paulo recebem
a Mostra de Cinemas Negros

Serão exibidas mais de 60 obras de cineastas negros de diversos países

Em sua 5ª edição, a MIMB - Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mohamed Bamba (MIMB) exibirá mais de 60 obras de cineastas negros de diversos países.

Gratuito, o festival internacional acontece em Salvador entre os dias 8 e 27 abril. Em edição especial a mostra também marcará presença em São Paulo, com atividades nos dias 4 e 5 de maio. 

Jovens, universitários, amantes da sétima arte e interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o mercado audiovisual estão entre os participantes das atividades, que também vão contemplar momentos para crianças de 4 a 14 anos.

Entre os locais destinados a workshops, masterclasses e exibição de filmes estão o Teatro Gregório de Matos, pátio e auditório do Goethe Institut, Sesc Pelourinho, 360 Cajazeiras e o Quilombo Quingoma, na região metropolitana. 

Entre os destaques das atividades estão a exibição de filmes nacionais e internacionas selecionados, além do Impulso WAWA ABA e Lab Visão Preta, que vão promover imersão formativa nas dinâmicas audiovisuais para jovens negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ que desejam iniciar sua carreira profissional na área.

Presencialmente, entre 17 e 27 de abril, o festival irá promover rodadas de negociações, exibição de filmes presenciais com rodas de conversas, workshops e painéis.

O cineasta queniano Mohammed Saïd Ouma ministra a masterclass ‘Cinemas Africanos - O Renascimento?’, no dia 25/04. 

Os eventos oficiais de abertura e encerramento vão contar com sessões de filmes e shows, com apresentações musicais como as de Rachel Reis e DJ Nai Kiese (17/04), além da Banda Ifá, com participação de Zé Manoel (27/04). 

Em sua primeira edição, o MERCAMIMB - que acontece entre os dias 22 e 24 de abril, no Teatro Gregório de Matos e espacos anexos - vai promover rodadas de negociação, com relação direta de venda, network e desenvolvimento de projetos para até 36 produtores negros, quilombolas e indígenas, previamente selecionados. Serão três dias dedicados à troca de experiência, com  expectativas reais de fechamento de importantes contratos.

Em sete anos de festival, a MIMB circulou por 15 bairros de Salvador, com ações culturais e formativas de alcance nacional e internacional. Mais de 30 mil pessoas e 400 filmes fazem parte da história das mostras, realizadas desde o ano de 2018, contando com ações gratuitas e idealizadas por mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica.

Anote

Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (5ª edição)
Datas:
 8 a 27 de abril de 2024 (híbrido - Salvador); 4 e 5 de maio (São Paulo)