Harry Potter também na profissão

sapatinhos

 

A forma de consumir conteúdo ao longo dos anos, com a evolução da internet, possibilitou que os fãs de Harry Potter deixassem de ser apenas consumidores passivos e pudessem começar a produzir o seu próprio conteúdo sobre o universo mágico. [Assista o vídeo acima].

Através do Youtube, a maior plataforma de vídeos do mundo, produtores como Caco Cardassi e Thiego Novais decidiram ser pioneiros no assunto e criaram dois dos maiores canais, exclusivamente, sobre o universo bruxo, que totalizam cerca de 132 milhões de visualizações na soma dos dois canais. Caco e Thiego se assemelham no perfil como criadores de conteúdo. Ambos se dedicam ao seu canal desde 2013 e trazem os seguintes conteúdos sobre Harry Potter: curiosidades, fatos, discussões, análises fílmicas e literárias.

Nessa jornada de seis anos, Caco já atingiu a marca de mais de 62 milhões de visualizações e Thiego, com mais de 70 milhões, foi pioneiro e criou o primeiro canal do mundo sobre Harry Potter, em janeiro de 2013.

Já o estudante de 22 anos, Yan virou fã da franquia a partir dos jogos de videogame. Durante a popularização das páginas do Facebook ele e alguns amigos de escola decidiram criar a página ‘HP Citou’, com o objetivo de fornecer informações e curiosidades sobre o universo mágico. O projeto, durante um ano, bateu a marca de mais de 80 mil seguidores e com mais de um milhão de visualizações.

A visualidade do trabalho se tornou uma ferramenta tão eficaz de engajamento que, em 2013, aconteceu um evento temático em parceria com uma livraria, que chegou a reunir quase 300 pessoas no local.

“Foi uma surpresa para mim receber tantas pessoas ligadas à página”, ressaltou.

Apesar dos fãs se tornarem produtores de conteúdos sobre Harry Potter, ainda existem pessoas que compram itens personalizados sobre o universo mágico. Pensando nesse público, a loja Arte em passou a investir no marketing de nicho, que visa a atender os desejos dos fãs.

De acordo com o Sebrae, empreendedores que investem neste tipo de marketing conseguem atingir públicos específicos e funcionam como ótimas oportunidades para pequenos, médios e grandes negócios. Além disso, é importante que o vendedor conheça bastante a respeito do produto e do consumidor que busca alcançar.

A gerente de marketing da loja Arte em Papel, Daniela Agulha, usou da sua influência dentro da empresa para satisfazer o seu gosto como fã e, assim, conseguir montar uma vitrine de Harry Potter durante o Halloween. Com essa iniciativa, Daniela teve um retorno positivo, pois o estoque da maioria das lojas em Salvador foi esgotado rapidamente.