Bahia / Economia

Camaçari terá primeira fábrica de hidrogênio verde do País

Serão gerados cerca de 500 empregos

O empreendimento, que pertence à empresa química Unigel, será implantado no Polo Industrial, e deve entrar em operação até o final de 2023, gerando cerca de 500 empregos, entre diretos e indiretos.

Classificando o momento como histórico, o vice-prefeito comentou que, “essa nova fábrica é mais uma riqueza que vem para Camaçari. Com certeza é o futuro”. 

A nova fábrica do município será a quarta unidade da empresa instalada no Polo camaçariense. Destacando que Camaçari faz parte do momento mais importante da empresa, o fundador da Unigel e presidente do seu conselho, Henri Armand Slezynger, discursou sobre a evolução de sua corporação ao longo dos quase 60 anos de existência. “Passamos por muitos momentos especiais, muitas inaugurações, mas este é o momento mais importante da nossa história. Estamos anunciando nossa entrada na construção de um mundo mais sustentável, duradouro e limpo”, comentou.

O projeto inicial conta com investimento de cerca de R$ 650 milhões e, em atividade, deverá colocar a Unigel entre as mais importantes do segmento no mundo, e Camaçari em posição privilegiada entre as demais cidades da Bahia e do Brasil. “Em 2023 seremos a maior produtora de hidrogênio verde do mundo, dando esta primazia ao Brasil e à Bahia”, finalizou Slezynger.

Focada em alcançar uma economia global com emissões reduzidas de carbono nos diversos setores da indústria, a partir do Projeto Carbono Zero, a empresa visa combater as mudanças climáticas do planeta, e com a implantação da fábrica de Camaçari, conforme o presidente-executivo da Unigel, Roberto Noronha, a produção da fábrica se dará em duas fases: a primeira, prevista para 2023, e a segunda, para 2025, com expectativa de quadruplicar o volume da produção.