Bahia

Maragogipinho volta a receber Feira de Artesanato da Bahia

O evento vai movimentar o maior polo ceramista da América do Sul

Foto: Emerson Ishikawa | Como Comunicação
Dona Zelita, ceramista de Maragogipinho

Decorativas e utilitárias, as cerâmicas criadas pelas artesãs e artesãos de Maragogipinho, distrito de Aratuípe (a 71 km de Salvador pela BR-101), serão destaques na Feira Artesanato da Bahia, nos dias 30 e 31 de julho, das 10h às 17 horas, na Praça da Matriz.

O maior centro oleiro da América Latina, Maragogipinho também vai ganhar a Sala do Artesanato, no dia 29/07, às 15h, uma ação do projeto desenvolvimento de comunidades e será utilizada para ministrar cursos e oficinas para o aprimoramento de artesãos.

A programação da feira conta ainda com muitas atrações culturais, como apresentação de filarmônica, shows, capoeira e lançamento de livros.

Esta é a segunda edição do evento no polo ceramista, que se destaca pela população composta, na maioria, de artesãs e artesãos. Nos estandes das feiras poderão ser encontradas peças grandes, as louças de barro, como potes (porrões), talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas, entre outros. Entre as peças pequenas, o destaque fica para as de caráter decorativo.

São características marcantes da cerâmica de Maragogipinho os desenhos de influências indígenas, geométricas e florais, criados pela pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila de aspecto vermelho, e tabatinga, de tom branco. Utilizada desde o século XVIII, a modelagem manual ganhou técnicas mais avançadas com a utilização de tornos manuais e elétricos, e moldes.

Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos produtores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos. Nos diversos estandes, estará representado o artesanato local, do polo 01, dos territórios de Salvador, Recôncavo e Baia de Todos os Santos.

“Com alegria retornamos a Maragogipinho, dando continuidade à missão de promover e divulgar este imenso celeiro da produção artesanal de cerâmica que o faz reconhecido em toda a América Latina. Desta vez, além da Feira, vamos anunciar um conjunto de ações de qualificação, assistência técnica, impulso à comercialização, preservação das tradições e fortalecimento das comunidades artesanais”, conta Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.