Gastronomia

Fábrica baiana de cerveja abre instalações para cervejarias ciganas

Produzir cerveja sem ter uma fábrica é possível, com os modelos colaborativos e associados

Foto: Divulgação
Cerveja

Produzir cerveja sem ter uma fábrica é possível. O modelo é o das chamadas “cervejarias ciganas”, também conhecidas como “colaborativas” ou “associadas”.

Pensando nisso, a cervejaria baiana Híbrida está abrindo o espaço de suas instalações para cervejarias que terceirizam produção. Localizada em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA), a fábrica está anunciando que está abrindo suas portas para a produção de cervejarias ciganas.

Os sócios Guilherme Uzeda e Mario Neto, sócios da cervejaria, destacam que não é um projeto pontual. “Já fizemos algumas parcerias aqui em nossa estrutura, outras cervejarias da capital (ou interior) que demonstrarem interesse e nos procurarem serão recebidas e, a partir daí, analisamos o cenário e avaliamos qual o melhor caminho para cada uma”.

O modelo de negócio tem sido importante para alavancar a produção de cervejas artesanais, não só na Bahia, mas no mundo inteiro. Ele é muito utilizado pelos “cervejeiros de panela”, os que fazem pequenos lotes em casa para o consumo próprio, mas que querem se profissionalizar. Após elaborarem a própria receita, abrir uma empresa e registrar uma marca, os pequenos cervejeiros buscam fábricas para iniciar a produção.

Os cervejeiros interessados podem procurar a Híbrida na Rua. C, 1285 - Portal Norte Center, em Lauro de Freitas – CEP: 42700-000 ou pelo t: (71) 98512-0466. A cervejaria Híbrida surgiu no ano de 2019 e já produziu quase dez tipos de cervejas artesanais diferentes. Hoje é encontrada em diversos estabelecimentos e lojas especializadas na grande Salvador, e também no interior do estado.

Informações:

instagram.com/hibridacervejaria

Cardápio:

hibridacervejaria.goomer.app/