Bahia / Cinema

CineSolar leva o cinema de graça para municípios da Bahia

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável

O projeto já realizou mais de 1300 sessões com exibição de mais de 150 filmes

O CineSolar – Rede Brazucah, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, promove sessões gratuitas em municípios baianos.

As apresentações tiveram início em Correntina e Brejões, e chegam a Amargosa nesta quarta-feira (6), Nazaré (7), Ilha de Itaparica (8) e Salvador nos dias 9 e 10 de julho.

Em julho, o CineSolar também estará presente em cidades dos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O objetivo do projeto, que percorre todo o país, é democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

O CineSolar chega às mais diversas cidades por meio das vans batizadas de Tupã e Mahura, grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento que garante 20 horas de autonomia. Cada sprinter carrega 110 assentos e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

Todas as sessões do CineSolar têm entrada gratuita e distribuição de pipoca. Além de assistir aos filmes, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema. 

Desde julho de 2013, o projeto já realizou mais de 1300 sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 476 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas.