Livros

O Priorado da Laranjeira: conheça um novo mundo comandado pelas mulheres

Premiada fantasia sáfica da escritora best-seller do The New York Times Samantha Shannon

Foto: Divulgação
Livro

Dragões, rainhas, piratas, magas, novas civilizações, conflitos políticos e religiosos, guerra, empoderamento feminino e representatividade LGBTQIA+. Estes são alguns elementos presentes no primeiro volume da fantasia sáfica O Priorado da Laranjeira – A Maga, escrito pela autora inglesa best-seller do The New York Times Samantha Shannon e publicado no Brasil pela Plataforma21, em formato de duologia.

Shannon apresenta o mundo dividido em dois povos rivais que nutrem crenças diferentes sobre os dragões. O Seiiki, a Leste, vê as criaturas como místicas e as adora como seres divinos. Já o Rainhado de Inys, a Oeste, acredita que são feras ruins e terrivelmente perigosas, capazes de devastar a humanidade.

Porém, quando um dragão ancestral das trevas ressurge e ameaça a vida de todos, as duas sociedades terão que deixar de lado os embates políticos, diferenças ideológicas, religiosas e culturais para lutarem juntos por um bem maior: salvar o mundo desta fera que, diferentemente dos demais cuspidores de fogo, deseja reconstruir o planeta por meio de forças malignas. Será tarefa das mulheres conduzirem o destino de seu mundo, sejam elas rainhas, magas ou aquelas que cavalgam dragões.

Nesta fantasia épica com protagonismo queer, a escritora também abre debate para o feminismo e apresenta uma sociedade baseada no matriarcado. Traduzido para mais de 25 países, O Priorado da Laranjeira foi finalista do Lambda Literary — prêmio anual dos Estados Unidos destinado a obras literárias com temática LGBTQIA+, em 2020. A continuação desta história será lançada no Brasil no segundo semestre de 2022, também pela Plataforma21.

Desfigurar até mesmo a imagem de um dragão era proibido sob pena de morte.
Roubar o sangue e a armadura de uma deidade era mais do que um crime.
Certos piratas usavam nuvem-de-fogo para colocar os dragões para dormir,
içando-os para suas embarcações e arrancando tudo
o que poderiam vender no mercado das sombras em Kawontay, dos dentes à banha
que ficava sob suas escamas. Era o mais grave dos crimes no Leste, cujos envolvidos
os Líderes Guerreiros anteriores puniam com execuções públicas brutais.
Ela não compactuaria com essa crueldade.

(O Priorado da Laranjeira – A Maga, p. 395)

Ficha técnica:
Título: O Priorado da Laranjeira – A Maga
Autora: Samantha Shannon 
Editora/selo: Plataforma21
Categoria: fantasia épica e sáfica
Público alvo: YA | Adulto
Edição: 1ª ed., 2022
ISBN: 978-65-88343-30-2
Número de páginas: 544,
Preço: R$ 74,90
Pré-venda: E-commerce VR Editora

Samantha Shannon é natural de Londres, Inglaterra, onde nasceu em 1991. Estudou Língua Inglesa e Literatura na Faculdade de St. Anne, Oxford. Começou a escrever histórias aos 12 anos, e concluiu seu primeiro romance aos 15 — mas este manuscrito nunca foi publicado! É autora best-seller do New York Times, tendo sua obra traduzida para mais de 25 países. O Priorado da Laranjeira foi finalista do Lambda Literary — prêmio anual dos Estados Unidos destinado a obras literárias com temática LGBTQ — em 2020.