Cinema

Manguebit é o vencedor do 14º In-Edit Brasil

FestIval Internacional do Documentário Musical

Foto: Daniela Dacorso
Manguebit

O filme Manguebit, de Jura Capela, é o grande vencedor do 14º In-Edit Brasil- Festival Internacional do Documentário Musical. 

O documentário conta a história de um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas, o Manguebeat, através de depoimentos de seus criadores, companheiros, herdeiros, produtores e músicos. 

Segundo o Júri, formado pelo  jornalista, roteirista e diretor de TV André Barcinski, a produtora cultural Andréa Alves, a diretora, roteirista e produtora documentarista Beth Formaggini e a cineasta Juliana Vicente, o  "prêmio vai para um filme que, com um trabalho magistral de recuperação de acervo e montagem, eterniza um movimento não apenas musical, mas cultural, que uniu os sons pernambucanos com a música do mundo e criou um estilo único: o manguebit". 

O júri concedeu ainda um Prêmio Especial para Cafi, de Lírio Ferreira e Natara Ney, "pela beleza de suas imagens e a liberdade narrativa desse tributo a um grande criador de imagens, muitas delas dedicadas a artistas e capas de discos icônicos da música brasileira", e uma Menção Honrosa para o documentário Alan, de Daniel Lisboa e Diego Lisboa (Irmãos Lisboa), "pelo processo de realização e por revelar um personagem único, que usou a força de sua arte para levar beleza a seu mundo tão duro".

Programação completa: https://br.in-edit.org/programacao-dia-a-dia/

Melhor Filme -  Manguebit (Jura Capela | Brasil | 2022 | 101’)

O primeiro prêmio vai para um filme que, com um trabalho exuberante de recuperação de acervo e montagem, eterniza um movimento não apenas musical, mas cultural, que uniu os sons pernambucanos com a música do mundo e criou um estilo único: o manguebit.

Prêmio Especial do Júri - Cafi, de Lírio Ferreira e Natara Ney | Brasil | 2021 | 75’

O Júri concede um prêmio especial a "Cafi" pela beleza de suas imagens e a liberdade narrativa desse tributo a um grande criador de imagens, muitas delas a 

artistas e capas de discos icônicos da música brasileira.

Menção Honrosa - Alan, de Daniel Lisboa e Diego Lisboa (Irmãos Lisboa) | Brasil | 2022 | 92’)

O Júri concede também uma menção ao filme "Alan", pelo processo de realização e por revelar um personagem único, que usou a força de sua arte para levar beleza a seu mundo tão duro.

 

www.in-edit-brasil.com

@ineditbrasil