Livros

Autor baiano revitaliza a literatura policial brasileira

Com A Ilha do Medo

Foto: Divulgação
Livro

Uma mala com 500 mil dólares, um casal de detetives, um ex-fuzileiro naval e um sequestro. São estes os pilares iniciais do novo livro de Luís Alves Lomanth, A Ilha do Medo. Salpicado com todas as características esperadas de um romance policial, o autor - que também é jornalista - manipula com destreza suas experiências profissionais, unindo o real com a criação literária e trazendo uma potência ainda maior para a história.

De forma quase palpável, a obra consegue traduzir de maneira eficaz diversos gargalos da sociedade brasileira. Em um ambiente que traduz a complexidade da estrutura policial carioca – mesclado com corrupção e impunidade -, somos transportados até a Ilha do Medo, região do litoral baiano que dá título ao livro.

Repleto de brasilidades, A Ilha do Medo investiga a psique humana, deixando o leitor com dúvidas e suposições de quem é, realmente, o responsável por tudo. Embora mostre o lado sórdido das relações, especialmente as que envolvem dinheiro e poder, ao expor esses dilemas o escritor oferece também um vislumbre de esperança – mesmo que você fique com um friozinho na espinha ao longo da leitura.

“ – Meu Deus, até que ponto chegou a Polícia carioca...
Pessoas designadas para desarticular o crime organizado acabam
migrando para ele. Não há mais amor à pátria e, sim, ao dinheiro!
Mas saibam que ainda há policiais honestos e dispostos
a esfacelar o banditismo que assola o Rio.” (A Ilha do Medo, p. 345)

Ao juntar reflexões sociais com cenas de ação e suspense, o autor faz com que os personagens de A Ilha do Medo prendem a atenção e obrigam o leitor a embarcar na trama como um dos investigadores. Do princípio ao fim, a trama conta com plot twists surpreendentes que vão manter a adrenalina em alta até revelar quem é o culpado.

Ficha Técnica

Título: A Ilha do Medo
Autor: Luís Alves Lomanth
Gênero: Policial
Editora: Astrolábio Edições
ISBN/ASIN: 978-989-37-2266-4
Páginas: 370
Formato: 14x21
Preço: R$ 62,00

Link de venda do livro: https://www.livrariaatlantico.com.br/search.html

Sinopse: Um casal de detetives da Divisão Antissequestro do Rio de Janeiro e um ex-fuzileiro Naval, embarcam em uma perigosa jornada para uma ilha deserta do litoral baiano para libertar um estudante da alta sociedade carioca, e enfrentam uma quadrilha organizada de traficantes de armas com ramificação internacional.

Sobre o autor: Luís Alves Lomanth nasceu em Salvador, Bahia, em 1954. Morador do Rio de Janeiro, é jornalista e autor de romances do gênero policial. “A Ilha do Medo” é o sétimo livro que publica. Boa parte do que é contado em seus livros é inspirado no que conheceu quando era repórter de jornais impressos e, depois, chefe de jornalismo da TV Globo.

O romance “Apenas uma Razão para Matar”, por exemplo, surgiu após a cobertura jornalística que fizera no norte Fluminense, quando a polícia demorou a prender dois jovens necrófilos que aterrorizavam uma pequena e pacata cidade. Em 1999, Lomanth mostrou ser um grande escritor do gênero ao nos brindar com o não menos assustador romance “A Morte Usa Batom”, obra que alcançou sucesso de público e da crítica.

Atualmente, Lomanth é diretor de jornalismo do jornal impresso Ilha Repórter, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, e também fundador e coordenador da TV Literária, um canal exclusivo para escritores do Brasil. Apaixonado por Literatura, Luís Alves Lomanth continua sedento pela criação literária, presenteando-nos com obras de qualidade e que fomentam em seus leitores a paixão e o prazer pela leitura. A cada obra concluída, Lomanth eterniza seu nome entre os grandes escritores brasileiros do gênero. Suas obras, na totalidade, são um verdadeiro tesouro da Literatura brasileira.