Artes Visuais

Centro Histórico tem duas exposições em homenagem aos santos de junho

Uma delas acontece na casa do artista plástico Rodrigo Guedes

Foto: Divulgação
Casa do artista plástico Rodrigo Guedes

Duas exposições irão encantar quem participar do São João do Centro Histórico  de Salvador. A primeira delas acontece na casa do artista plástico Rodrigo Guedes, na Rua Direita do Santo Antônio, n° 559, no St. Antônio Além do Carmo (em frente ao Yolo Café), e se chama "Memórias Emolduradas".

Rodrigo nasceu e se criou no santo Antônio Além do Carmo e dá seguimento à devoção de suas duas avós. Ele abre as portas de sua casa de 18 a 26 de junho, das 14h às 20h,  para receber amigos e visitantes que desejam ver a beleza do altar lindamente montado para o Santo Antônio do Ijexá. “Eu celebro a  cultura do povo festeiro, religioso, baiano e nordestino e a tríade de santos juninos”, diz o artista, que deseja manter vivas as memórias afetivas e o seu legado ancestral.

A segunda exposição está montada no ME Ateliê de Fotografia, na ?Ladeira do Boqueirão, nº 6, também no  St. Antônio Além do Carmo. É a mostra ANTÔNIOS, que pode ser visitada nos dia dias 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de junho, das 16h às 19h. Nela o artista e fotógrafo Mário Edson reúne obras nacionais e internacionais, em fotografia, pintura, desenho, escultura e mosaico.

Serão 51 obras apresentadas em um circuito de exposição coletiva que envolve ceramistas, escultores, artesãos, desenhistas, artistas plásticos e bordadeiras, além da realização de uma caminhada fotográfica, com registros que passaram por curadoria e ficarão expostos na mostra Pérolas Além do Carmo, que faz parte do projeto ANTÔNIOS. A exposição deste ano contará ainda com uma trilha de altares, onde os moradores que ornamentam suas residências e altares para a trezena disputarão o título de altar mais criativo e inovador.

Quem passar o São João na capital vai poder aproveitar o arrasta-pé no Centro Histórico de Salvador de 18 a 26 de junho. A folia vai acontecer desde a Praça Municipal até o Largo do Santo Antônio, resgatando a tradição dos festejos juninos na sua mais pura essência, oferecendo programações em dois circuitos : o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares. Ao todo serão realizadas 165 ações gratuitas, 73 ações a preços populares, uma média de 27 eventos por dia, que envolverão 432 artistas.

O São João do Centro Histórico é realizado pelos empreendedores do Centro Histórico, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e também de apoios da iniciativa privada – AMVOX, Shopping da Bahia, Itaipava e Rede Bahia.