Artes Visuais

Museu da Imaginação inaugura nova exposição

Dia 16 de junho acontece a inauguração do Espaço Matemática, com diversos jogos e instalações interativas

Como já dizia Galileu Galilei: “O universo está escrito em linguagem matemática.” Baseado nessa premissa, é possível encontrar a matemática em obras de arte, carros, objetos, celulares e computadores, tanto na construção da sociedade como na forma que o mundo é compreendido. Isso porque, o pensamento matemático é necessário para entender e desvendar padrões naturais, como se a própria natureza se comunicasse usando essa linguagem universal.

A beleza nas flores, nas borboletas e até mesmo em outros seres humanos tem base na simetria, tornando esses diversos padrões um agrado para o cérebro. E foi pensando na magnitude disso tudo, que o Museu da Imaginação inaugura o Espaço Matemática!

Esta exposição é uma homenagem à ciência, que é a ferramenta de todas as outras ciências. O objetivo do Museu é que, o público não só se familiarize com alguns conceitos da matemática, mas também possa jogar, brincar e interagir com cada instalação, se aventurando em novos desafios.

A inauguração ocorre dia 16 de junho, e o Espaço Matemática se tornará uma instalação permanente, para visitas contínuas dentro do funcionamento do museu. As atividades ficarão dispostas pelas mesas no ambiente, como Tetris, Sudoku, Torre de Hanoi e Máquina de Galton, e também colocadas nas paredes. Veja a seguir alguns detalhes das divertidas atividades:

Cubo Lógico

Já reparou que alguns objetos são feitos de pequenas partes que se encaixam (cubo mágicos, legos, por exemplo)? Ou, ainda, que muitas coisas são organizadas para que elas sejam partes de estruturas, como prateleiras de supermercado, guarda-roupa?
Com os Cubos Lógicos, essas duas ideias são possíveis: o encaixe correto de pequenas partes para formar um objeto único.

Sudoku

Sudoku é um jogo que se baseia na disposição lógica de números, que podem ir de 1 a 6 ou de 1 a 9.
Apesar do nome de origem japonesa, o Sudoku não foi inventado no Japão. Sua origem é creditada ao matemático suíço Leonhard Euler, no século 18. No entanto, foi o japonês Maki Kaji, em 1984, quem popularizou o jogo, dando pistas e aumentando o grau de dificuldade.

TESSELAÇÃO

Já parou para pensar em simetria? Escher, com essa ideia, buscava o mais perfeito equilíbrio em suas produções. Além disso, ele também abordava, de maneira bela e leve, os conceitos de reflexão, translação e rotação.

Essas peças, inspiradas nas ideias e trabalhos de Escher, podem ser encaixadas como se fossem peças de quebra-cabeça.

TANGRAM

Com o TANGRAM é possível brincar com formas geométricas (e muito mais).

O TANGRAM é um jogo de origem chinesa, e, segundo algumas lendas, surgiu quando um imperador chinês quebrou um espelho e, ao tentar juntar as partes, percebeu que poderia formar muitas figuras com os cacos.

Esse jogo é composto por peças chamadas TANs. Ao juntar todas essas peças, qual será a forma geométrica formada? Veja algumas possibilidades e crie novas figuras!

 

Museu da Imaginação
Endereço: Rua Ricardo Cavatton, 251- Lapa de Baixo -- SP
Telefones: (11) 2645-7590 / (11) 94539-7638
E-mail: contato@museudaimaginacao.com.br
Instagram: @museudaimaginacao