Gastronomia

Festival Gastronômico do Capão inicia ciclo de qualificação para restaurantes participantes

A parceria com Sebrae e Senac está oferecendo 5 oficinas com temáticas

Foto: Cesar Fernando
Vale dos Sabores

O Vale dos Sabores - Festival Gastronômico do Capão só acontece de 26 a 31 de julho, mas as atividades voltadas para os restaurantes participantes já começaram! Após a consultoria da Chef Rosa Gonçalves para a criação dos pratos do evento, chegou a vez das oficinas de qualificação.

Em parceria com o Sebrae e o Senac, o Vale dos Sabores está oferecendo 5 oficinas com temáticas diversas. A primeira, de Marketing Digital, foi oferecida em parceria com o Sebrae e aconteceu no dia 30 de maio na Pousada Lendas do Capão, reunindo 22 pessoas, representando 15 restaurantes e estabelecimentos participantes do Festival, para aprender com Heitor Marback a divulgar melhor seu negócio nas redes sociais.

As próximas oficinas acontecem no próximo dia 6 de junho, segunda, e serão oferecidas em parceria com o Senac. São elas: “Cuidados na higiene e manipulação de alimentos”, no Ôxe! Restô, às 14h; e “Produção de alimentos: como calcular o custo e o preço de venda”, no Salão de eventos da Unidade de Saúde da Família de Caeté-Açu, às 18h.

No dia 11 de julho completa-se o ciclo de qualificação com mais dois cursos do Senac: “Qualidade no atendimento em bares e restaurantes” e “Como empreender meu pequeno negócio”.

Estas oficinas são voltadas exclusivamente para os restaurantes e estabelecimentos participantes do Festival, e visam contribuir com a qualificação de seus serviços.

A realização do projeto é das produtoras Araçá Cultura e Meio Ambiente e Agência Ilimitado, com apoio do Senac, Sebrae, Prefeitura de Palmeiras e Abrasel. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

O Vale dos Sabores

Ao longo de uma semana, entre os dias 26 e 31 de julho, o público vai conhecer e vivenciar diversos aspectos da gastronomia do Capão, através dos pratos criados especialmente para o festival pelos restaurantes participantes; das oficinas de culinária tradicional e vegana abertas ao público e para estudantes; visitas aos produtores locais, como a Flor Nativa, cooperativa de produtores de mel do município de Palmeiras, além da Feira Gastronômica e Agroecológica na vila do Capão, com participação de grupos produtivos do território da Chapada Diamantina.

Entre os 40 restaurantes e estabelecimentos inscritos para apresentarem seus pratos estão o Alma Bistrô, Dona Si Comida Caseira, Pizzaria Especiaria da Casa e Ôxe! Restô. 

"O público terá uma experiência gastronômica completa. Esta é a primeira edição do festival. Esperamos realizá-lo anualmente, criando um evento calendarizado no Vale do Capão", explica Melissa Zonzon, diretora do Festival.