Palco

Teatro Popular de Ilhéus realiza rica programação em junho

Com teatro, cinema, música e astronomia

Foto: Acervo TPI
Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa em cena no Cinema Incidental

Nesse mês de junho que se inicia, o grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) traz atividades de teatro, cinema, música e astronomia, gratuitas para todos os públicos em praças das cidades baianas de Ibiassucê e Ilhéus.

Leia Mais

De volta à Praça São João Batista, no Pontal, em Ilhéus, no dia 11 de junho, sábado, às 19 horas, o TPI realiza sessão do Cinema Incidental, com a exibição de curta-metragem da época do cinema mudo, “Viagem à Lua” (1902) de Georges Méliès, acompanhada pelos músicos Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa que se revezam em vários instrumentos para tocar ao vivo uma nova e original trilha sonora.

Nesta mesma noite, logo após o término do filme, o Observatório Astronômico da UESC montará telescópios na praça para observação do céu. O destaque será dado à Lua em sua fase crescente. O contraste entre luz e sombra revela imensas crateras e montanhas na superfície lunar e o público poderá contemplar essa imagem.

No sábado seguinte, 18 de junho, a dupla musical volta a se apresentar na praça São João Batista, desta vez às 18:30 horas em mais uma sessão do Cinema Incidental, exibindo “Dia de Pagamento” (1922) filme mudo, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin. A sessão-show dura apenas 20 minutos, e consegue deixar o público extasiado ao reviver a genialidade cômica do eterno Carlitos junto com a criatividade musical dos artistas ao lado do projetor. Devido aos festejos do São João, não haverá apresentações do TPI no último final de semana do mês, no Pontal.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.