Palco

Adaptação nordestina do clássico de Shakespeare estreia no Largo Tereza Batista 

É a peça Rominho e Marieta, nspirada na história coronelista de Lagarto (SE).

Foto: Divulgação
Espetáculo Rominho e Marieta

O espetáculo junino “Rominho e Marieta: numa cidade em pé de guerra, só Santo Antônio na causa!”, estreia na próxima segunda(13), dia de Santo Antônio, narrador da peça, e segue em cartaz nos dias 14,20 e 21 de junho, às 17h, de forma  gratuita e itinerante. O espetáculo se inicia em cortejo no Terreiro de Jesus e segue até o Largo Tereza Batista, onde é finalizado. 

A encenação permeia entre as linguagens do teatro popular e da quadrilha junina, tradição cultural muito forte em todo o nordeste, inclusive em Salvador. A direção do espetáculo é de Letícia Aranha, e marca a fase final do seu ciclo formativo na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. 

O texto surge a partir da obra "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, sendo contextualizado numa releitura de linguagem popular, inspirada na história coronelista de Lagarto (SE), cidade natal da diretora. Nesta versão do clássico de Shakespeare,  a história é contada por Santo Antônio, que assume o papel de narrador da peça e marcador da quadrilha junina, universo que permeia o espetáculo. Com o objetivo de destacar e valorizar a cultura popular nordestina, a peça se estrutura nos ritmos característicos da festa junina (como o baião, xote, xaxado e arrasta pé) e tem como referência para a encenação a quadrilha e demais tradições populares do nordeste que remetem a esse período. 

“Vim da cidade de Lagarto, interior de Sergipe, onde a tradição do coronelismo ainda é muito forte. Lá, existe uma disputa política histórica entre duas famílias que vivem em pé de guerra, situação que dialoga diretamente com o texto de Shakespeare, provando o poder de atemporalidade da obra. Mas, Lagarto também é um berço artístico e cultural de destaque, com diversas tradições e festividades populares, principalmente no período junino. Enquanto uma artista interiorana e brincante de quadrilha junina, em “Rominho e Marieta”, busco trazer elementos da cultura popular do interior nordestino, como uma forma de celebração às nossas tradições.” comenta a jovem diretora do espetáculo, Letícia Aranha, que conta ainda na sua equipe com o diretor musical Felipe Pires e com o cenógrafo e figurinista Guilherme Hunder. 

Tradição e contemporaneidade se unem para apresentar ao público uma nova versão do clássico Romeu e Julieta. Você poderá conferir o espetáculo a partir do dia 13 de Junho no Pelourinho que tem saída em cortejo do largo do Terreiro de Jesus até a praça Tereza Batista com muita música e performance junina. A temporada vai até o dia 21, sempre às segundas e terças, às 17h, com diversão garantida para toda família, já esquentando as festas juninas da capital baiana. 

Ficha Técnica 

Direção: Letícia Aranha

Orientação: Elisa Mendes

Assistentes de Direção: Lucas Oliveira e Fanny

Texto: Criação coletiva à partir de improvisação com elenco, inspirada na obra "Romeu e Julieta" de William Shakespeare 

Músicas: 

Música-tema Rominho e Marieta (Kalú Santana, Letícia Aranha e Nátalie Souza)

Jingle Prefeita Preta Perfeita (Dani Souza e Letícia Aranha)

Lamento à Santo Antônio (Mirceia Jordana)

Eu só quero um Xodó (Dominguinhos)

Baião e Festa de Santo Antônio (Luiz Gonzaga)

Xote Marieta Chapuleta e Xote Rominho Romeiro (Letícia Aranha)

Esperando na Janela (Targino Gondim)

Explode Coração (Dadá Di Moreno e Jeová de Carvalho)

Moreno (Biu Roque e Renata Rosa)

Elenco: Alex Silva, Clay Sabino, Dani Souza, Gabriel Nafisi, Kalú Santana, Lucas Oliveira, Marcos Lopes, Mari Torres, Natálie Souza

Dramaturgismo: Letícia Aranha e Clara Romariz

Consultoria dramatúrgica: Denisson Palumbo

Preparação de elenco: Antonio Fábio e Letícia Aranha

Direção de Movimento e Coreografias: Márcio Fidélis

Direção Musical: Felipe Pires

Consultoria Musical: Luciano Bahia

Músico: Tito 

Concepção Visual (Figurino e Cenário): Guilherme Hunder 

Assistência de visualidades, Criação e confecção de Adereços: Elis Brito e Lucas Oliveira

Maquiagem e ilustrações digitais: Elis Brito

Penteados: Jéssica Sampaio

Costureira: Marinalva Nascimento

Cenotécnico: Adriano Passos

Iluminação: Allison de Sá

Operação de Iluminação: Letícia Mello

Design Gráfico e Comunicação Visual: Aê Comunicação

Assessoria de Imprensa: Maya Fernandes

Direção de Produção: Guilherme Hunder e Letícia Aranha 

Equipe de produção executiva: Eduarda Duarte, Fanny e Jamilla Cordeiro