Artes Visuais

Acervo da Laje lança Livro do MAM/Rio

E promove roda de conversa e show neste sábado (11), às 15h, no Unhão

Foto: Geraldo Moniz
Acervo da Laje MAM

O Acervo da Laje (www.acervodalaje.com.br), coletivo de arte com sede na Enseada do Cabrito e que participa do Programa de Residência Artística do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) lança neste sábado (11), às 15h, na Galeria 3 do Solar do Unhão (Avenida Contorno s/º), em Salvador, o livro ‘A Memória é Uma Invenção’ do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio).

As atividades começam com Visita Guiada à mostra em cartaz, ‘Subúrbio – uma exposição em três atos’, na Galeria 3 do MAM-Bahia, passando depois para o lançamento do livro do MAM-Rio, uma roda de conversa sobre a exposição e os trabalhos dos artistas na mostra e no livro, além de um sarau poético e um show musical. A roda de conversa terá a participação dos artistas Zaca Oliveira, Ivana Magalhães, Mila Souza, Daniele Rodrigues e José Eduardo Ferreira Santos. Outros artistas de Salvador também estão no livro do MAM-Rio, como César Bahia, Ray Bahia, Indiano Carioca, Adilson Baiano Paciência e Almiro Borges, dentre outros.

A Memória é uma Invenção’ resulta da exposição de mesmo título em 2021, sob curadoria de Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente que reuniu cerca de 300 obras do MAM-Rio, do Museu de Arte Negra/IPEAFRO (responsável pelo legado de Abdias Nascimento) e o Acervo da Laje de Salvador. No mesmo sábado (11) do MAM-Bahia, acontece também o lançamento da publicação na Feira de Livros do MAM-Rio na sede desse museu no Aterro do Flamengo, com editoras e livrarias de arte, fotografia, não-ficção e literatura.

O Sarau Poético no MAM-Bahia será com Bruno Black, da Comunidade do Fumacê, em Realengo na Zona Oeste do Rio. Ele é poeta, produtor cultural, agente literário, educador social e apresentador do programa Xexelento da Peri e Tô. Depois de 15 publicações, lançou novo livro, o ‘#Tarja Preta’ que fala de saúde mental. Participa da ‘Favelivro’ que tem como patronos Zélia Duncan, Paulinho Moska, Ana Botafogo e Thalita Rebouças, dentre outros, e da Ler que é o Salão Carioca do Livro.

Já Harlei Eduardo que faz o show musical é cantor e compositor com cerca de três décadas de trajetória. Está lançando o EP ‘DUDU’, coproduzido pelo autor e pelo músico Israel Lima, através de projeto contemplado pelo Prêmio Riachão da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A exposição do Acervo da Laje no MAM-Bahia comemora seus 12 anos de existência. Um dos principais objetivos do Coletivo é ser um relevante espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário e as periferias de Salvador. Já apresentaram obras no MAM-Rio e participaram de ações estaduais, nacionais e internacionais, incluindo a 3ª Bienal da Bahia e a 31ª Bienal de São Paulo.

Além de exposições, o MAM tem livraria, cinema, café, oficinas, residências artísticas, arquitetura e história. Como o estacionamento é pequeno em função de atividades no Pátio Pôr do Sol, recomenda-se vir com veículos de aplicativo. Acesse: www.mam.ba.gov.br, redes (instagram e facebook) ou telefone (71) 31176132 e 31176139 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.