Cinema

Premiado em Cannes e Toronto, '1982' estreia no Brasil

Longa apresenta reações de crianças em escola durante primeiro dia da Guerra do Líbano

Foto: Divulgação
1982

Em um momento angustiante de guerras e crises ao redor do mundo, estreia nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, dia 2 de junho, o filme ‘1982’. Premiada em Cannes e Toronto, produção mostra o primeiro dia de guerra sob a perspectiva de estudantes em uma escola do Líbano. O longa de origem libanesa é distribuído no Brasil pelo Estúdio Escarlate e os tickets estão disponíveis na Ingresso.com.

A história começa dentro de uma escola no dia em que a guerra, já esperada, vira uma realidade. Em meio ao desespero de pais e mães para buscarem seus filhos, professores e funcionários tentam poupar as crianças dos primeiros sinais de que algo terrível acabara de começar.

Oualid Mouaness, diretor estreante, explica que ‘1982’ é a tentativa de traçar uma linha imaginária entre as crianças que não tinham ideia do que começava a acontecer e os adultos que só queriam protegê-las de tudo aquilo. Mais do que isso, o filme é praticamente autobiográfico. “Eu estava na escola. O filme é como meu último dia de aula. É autobiográfico pois é baseado em um período que mudou a minha vida e a de todos os libaneses. Todo mundo sabe que é o ano em que a invasão aconteceu, mas todos nós experimentamos isso de maneiras diferentes e fomos mudados para sempre”, conta.

A escola onde se passa a história, aliás, é a mesma em que Oualid estudou. O cineasta revela a emoção em retornar ao lugar onde teve seu primeiro contato com a guerra. “Foi difícil voltar a esse momento, mas eu pensei que era necessário. É a minha história, tecnicamente, só que não é apenas isso. É sobre cada criança que já esteve em uma guerra, se apaixonou e cada sociedade que está tentando viver a vida, apesar de tudo”.