Artes Visuais

Exposição inédita é aberta na Casa Rosa

Também fará parte da exposição o artista Nuno Ramos com a instalação CHAMA

Foto: Divulgação
Exposição Presença

A Casa Rosa tirou os tapumes e se abriu para as ruas de Salvador com um desejo imenso de promover trocas e encontros presenciais. Neste momento de retomada dos espaços culturais, a Casa Rosa convida o público para visitar sua histórica casa construída no início do séc. XX e conhecer a Exposição Presença - Portas e Janelas Abertas, que traz para o presencial as Exposições Benção e Cartas D’Água, e o Sarau da Casa Rosa, projetos realizados, anteriormente, em ambiente virtual.

Também fará parte da exposição o artista Nuno Ramos com a instalação Chama. A exposição ficará aberta até 02 de junho à 10 de julho de 2022, de quinta a domingo, das 14h às 18h, e disponibilizará monitores para acompanhamento durante a visitação.

A Exposição ocupará toda a Casa Rosa, convidando o público para um passeio por todos os espaços, começando pelo Foyer, passando pelo Teatro Cambará e Mezanino, e finalizando na Sala Rosa. Cada espaço trará para o visitante o rico conteúdo dos projetos em uma experiência estética imersiva.

No Foyer, o artista Nuno Ramos apresenta Chama, uma instalação reflexiva sobre a vida, lançada em São Paulo em 2021; e Fause Haten traz sua obra O Monstro, escultura em porcelana branca vitrificada, composta por 4 autorretratos do artista, em ligação direta com as performances de mesmo nome realizadas na Casa Rosa.

Ao entrar no Teatro Cambará, o público terá uma experiência audiovisual com os Saraus da Casa Rosa, projeto que promoveu grandes encontros de artistas baianos consagrados e da nova geração, trazendo a diversidade da cultura bahiana com os shows de: Carlinhos Brown com participação de Nara Couto, Hiran e Celeste Antunes Moreau; Camerata da OPE – Orquestra Pedagógica Experimental, do Neojiba, o Grupo da Ala de Dança Malezinho, e as Melaninas Sapiência – Laura e Joana Bezerra; Lazzo Matumbi e Felipe Guedes, com participação do Balé Jovem de Salvador e a especial presença de Margareth Menezes; e OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia com participação de Adriana Calcanhoto.

No Mezanino, a Exposição Cartas D’Água exibirá, pela primeira vez, as obras de arte de 06 artistas e 16 crianças de 03 a 10 anos, levando o público a refletir sobre a singularidade dos olhares das diversas infâncias e a navegar nas ondas criativas desses pequenos artistas. Em meio a pandemia, as crianças receberam em suas casas material para montar uma obra de arte. Tiveram total liberdade de criação, deixando florescer seu lado artístico e criativo.

Na Sala Rosa, o público poderá navegar pela Exposição Benção composta por 100 artistas consagrados e da nova geração, que traz cerca de 200 obras das mais variadas linguagens: fotografia, videoarte, moda, pintura, poesia, gastronomia, dança, performance, entre outras. Para trazer a diversidade de olhares para o público, foram convidados artistas de várias linguagens, como: Adenor Gondim, Adriana Hita, Alberto Pitta, Alex Simões, Bel Borba, Daniela Steele, Davi Cavalcanti/VJ Gabiru, Elísio Pitta, J. Cunha, Márcia Ganem, Mariana David, Maria Adair, Pedro Alban, Péri, Vanessa Pataxó, entre outros.

A Casa Rosa é idealizada e viabilizada pela Associação Viração, fundada em 2019, que abriu suas portas para a cultura da Bahia no tempo presente com atividades artísticas virtuais, construindo pontes, conectando pessoas, ideias e ideais, buscando criar uma rede de afeto.