Livros

Obra de Antonio Candido será publicada pela Todavia

Serão 17 livros, entre eles uma edição especial da Formação da Literatura Brasileira

Foto: Divulgação
Antônio Cândido

A editora Todavia comunica que passará a publicar a obra do professor e crítico literário Antonio Candido (1918-2017). Serão 17 livros, entre eles uma edição especial da Formação da Literatura Brasileira, que começam a ser publicados no primeiro semestre de 2023. 

A Todavia tem a grande responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de excelência feito pela Ouro sobre Azul, casa editorial que publicou a obra do autor nos últimos anos, em edições revistas pelo próprio Candido até pouco antes de sua morte. 


O desafio será manter a qualidade impecável das edições atuais com novos projetos gráficos, ampliar a circulação dentro e fora do país e mostrar às novas gerações a atualidade de uma obra inesgotável e decisiva.

Antonio Candido não foi apenas o maior crítico literário brasileiro. Foi também o último representante da geração que produziu intelectuais do porte de Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, entre tantos outros. 

Intérprete do Brasil, Candido partilhava com Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda uma largueza de escopo que o pensamento social do país jamais voltaria a igualar, aliando anseio por justiça social, densidade teórica e qualidade estética. Com eles também partilhava o gosto pela forma do ensaio, incorporando o legado modernista numa escrita a um só tempo refinada e cristalina. 

Com seu saber enciclopédico, sua atitude generosa e seu olhar sensível sobre a cultura e a sociedade, Candido integra uma linhagem de pensadores latino-americanos que marcariam para sempre a produção intelectual do continente, com influência internacional.

Segundo Ana Luisa Escorel, filha de Antonio Candido e responsável pela publicação da obra do pai entre 2006 e 2022,  a passagem para uma nova editora completa o movimento virtuoso iniciado na Ouro sobre Azul. “Agora, sob os cuidados da Todavia, um público mais amplo poderá entrar em contato com essa obra fundamental da cultura brasileira.”

A aproximação entre as editoras contou com a consultoria de Paulo Gurgel Valente, da ProFit.