Livros

Artistas da Bahia e Pernambuco dialogam sobre resistência da mulher na arte

Na roda de conversa Circulação Profundanças - Mulheres em Diálogo

Foto: Divulgação
Profundanças

"Em Profundanças, tive a possibilidade de estar em contato com mulheres que possuem uma poética potente, apesar de serem, por vezes, invisibilizadas devido ao contexto em que estamos”, conta a escritora Yasmin Morais, que participa da primeira roda de conversa do Circulação Profundanças - Mulheres em Diálogo, nesta quarta-feira (11).

As escritoras Yasmin Moraes (BA), Vânia Melo (BA), Isabelly Moreira (PE) e a fotógrafa Maria Ruana (PE) dialogam com o público sobre a resistência de mulheres no campo das artes, em uma roda de conversa virtual nesta quarta-feira, 11 de maio, às 19h, no canal  www.youtube.com/profundancas. Esta é a primeira programação do Circulação Profundanças - Mulheres em Diálogo, que celebra os oito anos de "Profundanças", um circuito editorial que já elaborou três antologias de forma completamente colaborativa e já publicou poemas de 51 escritoras, em sua maioria nordestinas e iniciantes. 

Ainda este mês, no dia 21, de 14h às 17h, a pernambucana, Isabelly Moreira, ministra a oficina “Pelas veredas da poesia do Pajeú”. Aqui, o público poderá conhecer a poética de tradição oral secularmente praticada no sertão do Pajeú (Pernambuco), território conhecido como “berço imortal da poesia”. As vagas são limitadas e a inscrição gratuita pode ser realizada no site. Haverá emissão de certificado para quem se inscrever na oficina e na roda de conversa.

A Circulação Profundanças - Mulheres em Diálogo acontece entre maio e agosto, promovendo, a cada mês, uma roda de conversa e uma oficina gratuita, que terão como foco a participação de escritoras e fotógrafas que atuam na terceira edição do livro. Acesse a programação e baixe os livros gratuitamente no site www.profundancas.com.

As ações promovidas pelo circuito buscam mitigar a desigualdade de gênero que ainda caracteriza o campo editorial e literário brasileiro. Uma  pesquisa realizada pela professora da Universidade de Brasília, Regina Dalcastagnè, publicada em 2012 no livro “Literatura brasileira contemporânea: um território contestado”, revela que, entre 1990 e 2004, 72% dos romances brasileiros publicados pelas maiores editoras brasileiras tiveram autoria de homens.

Um lugar em Profundanças

Comumente, os poemas e a vontade de fazer literatura não encontram terreno fértil para florescer. Na contramão deste quadro, 24 escritoras da Bahia, Pernambuco e São Paulo nasceram para o mundo publicando pela primeira vez em Profundanças. E o projeto pretende estender essa lista nas próximas edições.

Para a idealizadora do circuito editorial, Daniela Galdino, tantas conversas com mulheres potentes causaram perturbações. “E o incômodo maior era esse: as gavetas engolindo tantos escritos. A cena se repete em lugares tão díspares - Recife, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Garanhuns, Brumado, Salvador. Gaveta: vala comum? Dessa perturbação surgiu a ideia de organizar uma antologia literária”, conta Daniela. 

Publicada aos 19 anos, Yasmin Morais, é a escritora mais jovem a participar de Profundanças. Vencedora do Prêmio Malê de Literatura 2019, sua produção é cada vez mais conhecida fora da Bahia. “Ter sido publicada em Profundanças foi um divisor de águas em minha carreira, em minha vida. Tive a possibilidade de estar em contato com mulheres que possuem uma poética potente, apesar de serem, por vezes, invisibilizadas devido ao contexto em que estamos”. Fotografada por Andreza Mona, até hoje o momento do ensaio reverbera na escritora. “Me recordo das sensações que foram suscitadas durante o ensaio e do quanto me deixaram inspiradas”, lembra Yasmin. A escritora e a fotógrafa também participarão da programação da circulação.

O projeto Circulação Profundanças - Mulheres em Diálogo busca trazer o público para mais perto da proposta da antologia Profundanças e ampliar a participação da mulher na literatura brasileira. Tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. A produção é da Voo Audiovisual. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais em @profundancas. 

Circulação Profundanças - Mulheres em Diálogo. Programação de maio:

Lançamento oficial do site www.profundancas.com, onde é possível  baixar todos os livros gratuitamente.

11 de maio, às 19h - Primeira Roda de Conversa Mulheres em Profundanças - Yasmin Moraes (BA), Vânia Melo (BA), Isabelly Moreira (PE) e Maria Ruana (PE). 

21 de maio, às 14h - Oficina gratuita “Pelas veredas da poesia do Pajeú”, ministrada por Isabelly Moreira. Vagas limitadas. Inscrições em: www.profundancas.com