O mês de maio chega acompanhado de grandes expectativas para o varejo têxtil com a chegada do Dia das Mães. Pesquisa realizada pelo Behup aponta que a procura por vestuário está entre os objetos mais desejados para aqueles que planejam presentear suas mães nesta data, que é considerada por muitos especialistas e players como uma das mais importantes do ano para o comércio brasileiro.
Uma forma que as pessoas buscam para realizar a compra de artigos de moda é por meio do e-commerce, empresas como a Dafiti, maior fashiontech da América Latina, que possui parceria com o Bling, sistema de gestão do Grupo Locaweb com objetivo otimizar os processos de gestão de negócios, buscam otimizar o processo de vendas e trazer mais comodidade para os clientes durante o Dia das Mães.
Segundo dados da empresa, há um crescimento de mais de 20% quando comparamos maio com o mês de abril. Os grandes impulsionadores desse crescimento é, sem dúvidas, a busca por presenteáveis no Dia das Mães. Outro fator que impulsiona o aumento das vendas neste mês é a busca por artigos das categorias de inverno. Os consumidores começam a comprar novos itens para a mudança de estação, como botas , casacos, bolsas, pijamas e perfumes.
O período de vendas para essa data se intensifica, aproximadamente, duas semanas antes do Dia das Mães segundo a Dafiti. Por isso, a empresa busca estratégias diferenciadas para alavancar as vendas.
"Nós fazemos campanhas customizadas para as principais datas do varejo, com o objetivo de estar com nossas clientes e apoiá-las na hora de buscar e escolher o look ou peça ideal para cada estilo. Para o Dia das Mães, criamos uma curadoria com as melhores ofertas e produtos e este ano temos um guia de presentes para cada estilo de mãe, com sugestões de vestuário, calçados e acessórios para todos os gostos e bolsos”, afirma Sarah Clemente, Head de Marketplace da Dafiti. O guia pode ser conferido neste link.
Para se manter atualizada no mercado e inspirar mais pessoas com uma experiência de compra democrática, a empresa está atenta às tendências do comércio, como o Social commerce, que corresponde na capacidade das redes sociais e geradores de conteúdo influenciarem as compras e fazerem com que marcas ganhem engajamento. No Brasil, 43% dos consumidores compram considerando a opinião de influencers.
Outra tendência é o Omnichannel, estratégia que converge diversos meios online e offline de compra e atendimento garantindo opções rápidas e convenientes para o cliente. Há também a chegada dos Super Apps, que são aplicativos que podem prover múltiplos serviços como comunicação, compras e serviços financeiros em um só lugar.
“A Dafiti acredita na importância da tecnologia para que estejamos cada vez mais próximos de nossos clientes. Nossa missão é revolucionar o ecossistema da moda, oferecendo uma experiência maravilhosa, inspiradora e democrática para nossos consumidores e a melhor plataforma para marcas e parceiros. Para que isso aconteça, investimos no relacionamento com os nossos clientes e parceiros, gerando dados para a melhoria contínua de nossa Plataforma”, diz Sarah.
Parcerias também são um fator importante, como a estabelecida com o Bling. Por meio dela, é habilitado para os vendedores do marketplace o serviço logístico Milkrun, no qual a Dafiti é responsável pelo transporte do pedido até o cliente. Com isso, os sellers estão percebendo uma evolução nas vendas, com uma alavancagem na faixa dos 50% devido a todo seu portfólio ser ofertado dentro da política de frete grátis da empresa, garantindo agilidade e eficiência também em outros processos, como: entrada do seller na plataforma da fashiontech, o cadastro de produtos e até o pós-venda, oferecendo serviços logísticos conectados no sistema de gestão Bling.
Para Marcelo Navarini, COO do Bling, essa parceria contribui para oferecer uma melhor experiência para clientes e vendedores. “A parceria com a Dafiti tem como objetivo principal, facilitar os processos dos vendedores que utilizam a plataforma, que possui um grande alcance nos países em que atua e, por consequência, ajuda a otimizar as compras dos clientes, o que é muito importante, ainda mais levando em consideração datas comemorativas, como o Dia das Mães”, afirma o empresário.
O Bling tem trabalhado no aperfeiçoamento de suas ferramentas para que negócios dos mais variados segmentos e tamanhos possam ter seus processos automatizados e, desta forma, cresçam em seus respectivos mercados. Atualmente, a empresa oferece aos clientes vários serviços essenciais para a gestão de uma empresa, como integração com social commerce e marketplaces, emissão de notas fiscais, controle de estoque, conta digital, integração com os Correios, frente de caixa, aquisição de certificado digital e ordem de produção.