Bahia

Chapada Diamantina tem 52 fornos ilegais de produção de carvão

Iniciativa faz parte de uma série de ações do campeonato em prol do meio ambiente

Foto: Inema
Carvão apreendido na Chapada Diamantina

O Inema-Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos localizou 52 fornos de carvão ilegais e cerca de 700 sacos de carvão prontos para distribuição, além de madeira retirada de forma ilegal em área de Mata Atlântica, na Chapada Diamantina. 

As ações foram coordenadas pela UR do Inema, na Chapada Diamantina, como parte do planejamento da operação de combate ao desmatamento ilegal naquela região.

A identificação das áreas vistoriadas foi realizada a partir de imagens obtidas do MAPs Biomas, ferramenta de monitoramento adotada pelo Instituto. Ao todo, foram levantados 20 pontos de supostos desmatamentos, que foram verificados em campo pelos técnicos do Inema.

“Algumas dessas áreas foram desmatadas para constituição de loteamentos de chácaras, mostrando uma alta na ocupação do solo dessa região por esse tipo de empreendimento, possivelmente em função da pandemia que atraiu muitas pessoas para áreas mais isoladas”, explica a coordenadora da Unidade Regional (UR) da Chapada Diamantina, Simone Sodré.

Segundo informações da Especialista em Meio Ambiente, Ana Carolina Delfino, “a surpresa se deu pela localização dessa grande quantidade de fornos de carvão e da imensidão da devastação de mata nativa para subsidiar o crime ambiental”.

A área onde os fornos estavam concentrados é uma antiga fazenda onde hoje existe uma comunidade de invasores. Nenhum responsável foi localizado e o material (carvão e fornos) foi destruído pela CIPPA.