Artes Visuais / Cinema / Livros

Rede de Museus-Casas Literários de SP Paulo promove atividades nas férias

A programação é gratuita

Foto: Divulgação
Central do Brasil - cineasta e algumas de suas obras serão estudadas em curso do museu Casa Guilherme de Almeida

Cinema brasileiro e indígena, poemas modernistas e oficina de temperos integram a agenda que abre o ano de 2022 da Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

As instituições formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis. O público deve seguir os protocolos de biossegurança para participar das atividades presenciais.

Casa Guilherme de Almeida

A programação começa pela Casa Guilherme de Almeida. O curso História e Cinema no Brasil: pêndulo entre fato e representação será realizado no formato híbrido, com encontros presenciais para, no máximo, 20 participantes na Sala Cinematographos do Anexo do museu, com inscrição aberta neste link, e pelo Zoom disponível aqui.

As inscrições seguem até 20 de janeiro. O conteúdo destaca a retomada, a partir de 1995, com os chamados “filmes históricos” e levanta questionamentos como “quais são os problemas quando um filme, uma obra de ficção, aborda acontecimentos históricos?”.

Entre os longas abordados estão Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995), de Carla Camurati; Netto perde sua alma (2001), de Tabajara Ruas; Guerra de Canudos (1996), de Sérgio Rezende; Getúlio (2014), de João Jardim; e O Que É Isso, Companheiro? (1997), de Bruno Barreto. As aulas nos dias 26 e 31 de janeiro e 2, 7, 9 e 14 de fevereiro, segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, serão ministradas por Humberto Pereira da Silva, professor de História do Cinema na FAAP, crítico de cinema e membro da Abraccine.

Cyntia Calhado, jornalista, curadora, pesquisadora e professora universitária dos cursos de Comunicação e Audiovisual, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, coordena o curso Identidade em Walter Salles.

O objetivo é analisar a construção da identidade e a renovação da cultura brasileira pós-redemocratização a partir dos filmes dirigidos por Salles, e como essas questões são elaboradas no plano da imagem e da narrativa visual. As aulas ocorrem nos dias 1, 8, 15 e 22 de fevereiro, terças-feiras, das 19h às 21h, pelo Zoom. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro pelo site.

O cineasta que dirigiu, até o momento, mais de dez longas-metragens - como Diários de Motocicleta (2004) e Central do Brasil (1998), o primeiro com o prêmio Bafta como melhor filme estrangeiro e melhor trilha sonora, e o segundo premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim como Melhor Filme - articula a experiência contemporânea relacionada às identidades locais, aos impactos da globalização e ao desamparo.

Já o Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida oferecerá a oficina Temperos no quintal do museu no dia 22 de janeiro, sábado, a partir das 15h, para até 10 participantes.

A inscrição deve ser feita pelo site do museu até o dia 20/01. A atividade propõe o plantio de temperos e ervas aromáticas que podem ser cultivados dentro de casa, é voltada para diversas faixas etárias e busca agregar o público por meio de memórias relacionadas aos alimentos e plantas.

Casa Mário de Andrade

Lançamento de livro e o cinema indígena têm espaço na programação do museu Casa Mário de Andrade.

O curso Panorama do cinema indígena pretende debater as produções cinematográficas realizadas por diretores indígenas. A cada encontro, um cineasta indígena convidado fará uma breve apresentação profissional, seguida da exibição de trechos de seus filmes.

As aulas estão programadas para os dias 20 e 27 de janeiro, 3 e 10 de fevereiro, quintas-feiras, das 19h às 21h, pelo Zoom, e com a mediação de Cristina Flória, especializada em Gestão Cultural pelo Senac/SP, cientista social pela PUC-SP e dirigiu o documentário Piõ Höimanazé - a mulher Xavante em sua arte. A inscrição fica aberta até 19 de janeiro (link)

Cronograma - convidados(as):

20/01 - Divino Tserewahú: Cineasta Xavante da aldeia de Sangradouro, município de General Carneiro - MT;

27/01 - Alberto Alvares: Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandeva - MS;

3/02 - Marcia Djerá Retê Mirim: Pertence ao povo Mbya Guarani - SP;

10/02 - Caimi Wassé Xavante: Pertence ao clã Poreza'õno e grupo Hötörã -- MT.

O museu ainda traz o lançamento do livro Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia - Diário poético de um turista aprendiz (ed. Abacatte), com a participação do autor Fernando A. Pires.

 A obra fartamente ilustrada apresenta textos selecionados de O turista aprendiz, de Mário de Andrade. O evento acontecerá no dia 18 de janeiro, terça-feira, a partir das 19h, via Zoom. A inscrição para acompanhar o evento voltado à obra literária infantojuvenil deve ser feita até 17 de janeiro (clique aqui).

Casa das Rosas

A Casa das Rosas -- Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, cujo imóvel está sendo restaurado, segue com sua programação viva: as atividades presenciais são realizadas na área externa do museu, em seu jardim, assim como nas demais instituições da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, e atividades virtuais são oferecidas em diferentes plataformas.

O curso Eu quero mesmo é isso aqui: poesia na canção contará com encontros nos dias 20 e 27 de janeiro, 3 e 10 de fevereiro, das 19h às 20h, via Zoom. A inscrição deve ser feita pelo site da instituição até 20 de janeiro. A coordenação é de Gustavo Galo, compositor, músico e intérprete, lançou Se tudo ruir deixa entrar o ruído (2019), QUARTO (2020) e o EP Deixa entrar o ruído - ao vivo (2021), faz parte da banda Trupe Chá de Boldo, e há 10 anos apresenta show com letras e poemas de Torquato Neto ao lado de Gustavo Cabelo e Tomás Bastos.

A série on-line Poemas modernistas, apresentada no canal de YouTube da Casa das Rosas aos sábados, às 15h, traz quinzenalmente autores convidados apresentando leituras e comentando poemas do movimento Modernista dos anos 1920.

No dia 29/01, Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, poeta, tradutor, ensaísta e professor, apresentará poemas de Guilherme de Almeida, jornalista, crítico cinematográfico e poeta que colaborou na realização da Semana de Arte Moderna de 1922 ao lado de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Menotti del Picchia, entre outros, e foi um dos editores da revista Klaxon, porta-voz do movimento.

Poemas de Mário de Andrade, poeta, escritor, pesquisador, músico, crítico de arte e gestor cultural, serão lidos por Donny Correia, professor de História e Linguagem do Cinema. O encontro com comentários está agendado para 12/02, um dos dias de fevereiro nos quais se realizou a Semana de Arte Moderna de 1922.

E para encerrar esse ciclo de leituras dos poemas modernistas, no dia 26 de fevereiro, Cecília Furquim, poeta, atriz e educadora, lerá e comentará alguns poemas de Oswald de Andrade, escritor, dramaturgo e uma das principais lideranças na definição da literatura modernista no Brasil.

Fique por dentro das novidades da programação da Rede de Museus-Casas Literários também pelo hotsite  +Cultura.

Casa Guilherme de Almeida

Curso híbrido

História e Cinema no Brasil: pêndulo entre fato e representação
Com Humberto Pereira da Silva
Segundas e quartas-feiras, dias 26 e 31 de janeiro e dias 2, 7, 9 e 14 de fevereiro das 19h às 21h
Presencial: Sala Cinematographos (20 vagas) -- End: Rua Cardoso de Almeida, 1943 -- Sumaré/SP
Plataforma: Zoom (300 vagas)
Inscrições até 20/01:
Inscrição para o on-line: aqui 
Inscrição para o formato presencial: link
Grátis
 

Curso

Identidade em Walter Sales

Com Cyntia Calhado

Terças-feiras, dias 1, 8, 15 e 22 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom  

Inscrição até 31/01: neste link

300 vagas | Grátis

 

Oficina

Temperos do Quintal

Com Núcleo de Ação Educativa

Sábado, 22 de janeiro, das 15h às 16h

Presencial: Museu Casa Guilherme de Almeida

Inscrição até 20/01: aqui

10 vagas | Grátis

 

Casa Guilherme de Almeida

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.

Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura

Museu - R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 -- Sumaré, São Paulo/SP
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita


Casa Mário de Andrade

Lançamento de livro

Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia - Diário poético de um turista aprendiz 
Com Fernando Pires

Terça-feira, 18 de janeiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom
Inscrição até 17/01: clique aqui
300 vagas | Grátis

Curso

Panorama do cinema indígena

Com Cristina Flória e convidados

Quintas-feiras, 20 e 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom
Inscrição até 19/01: clique aqui
300 vagas | Grátis

Cronograma:

20/01 - Convidado: Divino Tserewahú -- (Cineasta Xavante da aldeia de Sangradouro, município de General Carneiro, MT);

27/01 - Convidado: Alberto Alvares (Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandeva - MS);

3/02 - Convidada: Marcia Djerá Retê Mirim (Pertence ao povo Mbya Guarani, vive na Tekoá - SP);

10/02 - Convidado: Caimi Wassé Xavante (Pertence ao clã Poreza'õno e grupo Hötörã - MT)

Casa Mário de Andrade
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.

Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura

Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita


Casa das Rosas -Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura 

Curso

Eu quero mesmo é isso aqui: poesia na canção

Com Gustavo Galo

Quintas-feiras, 20 e 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom
Inscrições até 20/01: link

Ciclo de leituras

Poemas modernistas

Sábados, 29 de janeiro, 12 e 26 de fevereiro, das 15h às 15h30

Guilherme de Almeida

Com Marcelo Tápia

29 de janeiro, às 15h

Mário de Andrade

Com Donny Correia

12 de fevereiro, às 15h

Oswald de Andrade

Com Cecília Furquim

26 de fevereiro, às 15h

Atividade apresentada pelo YouTube
Sem a necessidade de inscrição

Grátis | Livre


Casa das Rosas

Avenida Paulista, 37 -- Paraíso -- São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
O museu está fechado para restauro, e tem realizado atividades no espaço livre do jardim e no seu orquidário.

Fique por dentro dessa agenda acessando o site (aqui).

O jardim fica aberto todos os dias da semana, das 7h às 22hO restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites do museu e do +Cultura

Programação gratuita

Tel. 3285-6986; 3673-1883 (atendimento na Casa Guilherme de Almeida)