Moda

5 dicas simples para manter os seus cabelos hidratados

As dicas são da tricologista (especialista que se dedica ao estudo sobre cabelos) Viviane Coutinho


Viviane Coutinho

Para manter os cabelos sempre hidratados e impecáveis é necessário criar uma rotina de cuidados com os fios. Com um pouco de dedicação, crie seus hábitos e terá fios macios, sedosos e hidratados.

A tricologista (especialista que se dedica ao estudo sobre cabelos) e membro-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, separou 5 dicas para manter seus cabelos hidratados.

1. Evite lavar os cabelos com água quente

“Apesar de relaxante, a água quente pode prejudicar muito a saúde dos seus fios. Isso porque agride e resseca o cabelo, e prejudica a hidratação e o brilho natural. Então, tome esse cuidado na sua rotina com os fios. Prefira lavar os cabelos com a água mais fria, ajudando assim a selar as cutículas e mantendo os fios bonitos e hidratados”, explica ela.

2. Diminua o uso de fontes de calor

“Seja secador, chapinha, babyliss ou qualquer fonte de calor, até mesmo a exposição excessiva ao sol forte retém muito a umidade do cabelo. O uso excessivo de calor nos fios podem provocar falta de hidratação, e problemas como perda de viço e brilho e alteração da estrutura do fio, que pode ser quebrado mais facilmente”, sugere.

3. Beba água e alimente-se bem

“Para ativar a hidratação dos cabelos de nada importa cuidar apenas dos fios, comece por se hidratar de dentro para fora. Consuma bastante água em sua rotina, pelo menos 2 litros por dia; aliado também à uma alimentação saudável, com todos os nutrientes e vitaminas necessários para deixar seus cabelos com uma aparência do seu cabelo ficará bem mais bonita”, conta.

4. Evite intervenções químicas

“O uso de químicas são a maior causa de ressecamento dos fios. Por isso, se possível, evite o excesso de procedimentos. As tinturas, luzes e progressivas podem desidratar o seu fio e deixá-lo com aparência opaca e sem vida. Por isso, crie uma rotina mais natural, e lembre-se de hidratar seus fios com frequência”, recomenda Viviane.

5. Adote o cronograma capilar

“O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos que auxilia as necessidades que o nosso cabelo precisa para estar mais bonito e saudável, e isso inclui rotinas de hidratação, nutrição e reconstrução. Criar esse hábito é uma aposta certa em bons resultados para seus fios”, finaliza.