Esportes

Arrascaeta é do Flamengo até 2026

O meia uruguaio está no Flamengo desde 2019

Foto: Flamengo
O vínculo anterior ia até dezembro de 2023

O meia uruguaio Giorgian De Arrascaeta renovou contrato com o Mengão até dezembro de 2026. O anúncio foi feito pelo Mais Querido nas redes sociais na manhã desta terça-feira (18 de janeiro). O vínculo anterior ia até dezembro de 2023. 

Arrascaeta terá salário de R$ 1,1 milhão, atrás apenas do de Gabigol (R$ 1,6 milhão).

O Flamengo fez um acerto para compra dos direitos econômicos pertencentes ao Defensor Sporting, do Uruguai, com cláusulas de performance.

O clube rubro-negro pagará à vista por uma fatia não revelada do percentual, que poderá chegar aos 12,5% posteriormente de acordo com metas estabelecidas ao longo dos próximos cinco anos.

No Flamengo desde o início de 2019, Arrascaeta soma 137 jogos, 39 gols e 47 assistências.

Confira os títulos do meia uruguaio no Flamengo:

-- Libertadores (2019)
-- Brasileirão (2019 - 2020)
-- Recopa Sul-Americana (2020)
-- Supercopa do Brasil (2020 - 2021)
-- Carioca (2019 - 2020 - 2021)

O acordo estava negociado desde o início de 2021, sem sucesso até então. As partes chegaram a se afastar ao longo da temporada passada. Mas se reaproximaram nos últimos meses do ano passado, o que encaminhou o acerto. Pelo contrato anterior, a renovação só poderia ser efetivada a partir de janeiro deste ano, o que de fato aconteceu.

O maior obstáculo ao acordo era que o empresário do jogador, Daniel Fonseca, queria que o Flamengo adquirisse os 25% dos direitos econômicos do atleta que ainda pertencem ao Defensor Sporting, do Uruguai. O clube brasileiro se comprometeu a comprar metade destes direitos de forma gradual, nos próximos anos, de acordo com metas a serem atingidas pelo jogador em campo.

Estas metas não foram reveladas pelas duas partes. Se forem alcançadas, o Flamengo terá mais 12,5% dos direitos de Arrascaeta, mantendo esta mesma porcentagem com o clube uruguaio onde o meia se destacou na base e, depois, despontou no futebol profissional.

Pelas redes sociais, o uruguaio comemorou o acerto, que envolve aumento de salário e luvas. "Feliz por extender (sic) meu contrato com esse grande clube, o Flamengo. Meu grande desejo é continuar junto ao grupo conquistando grandes títulos para nossa nação rubro-negra", declarou.

Michael

O Flamengo pode vender o atacante Michael (26 anos) para o Al Hilal, da Arábia Saudita.

Veja os números de Michael no Brasileirão 2021, entre os jogadores do Flamengo:

-- 1º em gols (14)
-- 1º em participações em gols (18)
-- 1º em chutes (71)
-- 1º em dribles certos (76)
-- 2º em passes decisivos (46)
-- 2º em grandes chances criadas (9)
-- 3º em chutes certos (28)
-- 3º em duelos ganhos (148)

O Flamengo está interessado no atacante Ferreirinha, do Grêmio e em Ezequiel Barco, do Atlanta United. Facundo Medina, zagueiro argentino de 22 anos, atualmente no Lens, também é avaliado pelo campeão carioca, que está monitorando o mercado em busca de goleiro, zagueiro, volante e atacante.