Saúde

Frutas ajudam a hidratar o corpo

Uma boa escolha para se alimentar bem e economizar é aproveitar as frutas da estação

Foto: AC Comunicação
Para economizar, fique de olho no calendário promocional das redes

A alta temperatura da estação torna necessários alguns cuidados com a alimentação e, principalmente, com a hidratação. 

A recomendação da nutricionista Edna Santana, supervisora de Segurança Alimentar da Perini, é consumir alimentos leves, de fácil digestão e que reponham os nutrientes liberados pelo corpo.

“Com o aumento da temperatura corporal, o organismo produz mais suor na tentativa de equilibrar o excesso de calor. Por isso, é importante repor a água e os eletrólitos que são eliminados”, informa a profissional.

As frutas são importantes nesse processo, já que ajudam na hidratação e, de quebra, são deliciosas. A orientação da nutricionista é ingerir de três a cinco porções por dia para compensar a perda de água.

Uma boa escolha para se alimentar bem e economizar é aproveitar as frutas da estação. O verão é tempo de abacate, abacaxi, acerola, ameixa, banana, carambola, caju, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pera, pêssego, pitanga e uva.

Segundo a nutricionista, a melancia ajuda a hidratar por ter um teor de água de 92%. “A fruta é rica em vitaminas A e C e rica em potássio, que ajuda a equilibrar os níveis de água no corpo. Outra opção é o abacaxi, uma fruta com grande quantidade de líquido e perfeito para hidratar. Também é diurético e auxilia no processo digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre”, informa Edna.

Para economizar nas compras e aproveitar as frutas da estação, fique de olho no calendário promocional das redes. Toda segunda e terça-feira, o GBarbosa tem ofertas especiais na seção de hortifrúti. Na terça e quarta é a vez do Mercantil Atacado oferecer descontos especiais em frutas, verduras e legumes, enquanto a Perini conta com três dias dedicados para a Feirinha Perini, de segunda a quarta-feira.