Artes Visuais / Música / Palco

Curta de Casa: tem jazz no Castelo Garcia D'Avila (em Praia do Forte)

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Miti | Unsplash/Creative Commons

Este é o podcast Curta de Casa.

Muitos eventos presenciais, especialmente os shows maiores, adiados ou cancelados. Não está na hora ainda de sair de casa pelo menos para lugares onde pode haver uma aglomeração maior. Mas outros eventos permanecem e serão realizados, seguindo todos os protocolos exigidos. É o caso do Jazz no Castelo, que acontece em Praia do Forte, durante quatro semanas.

Saiba tudo na reportagem de Rosana Andrade.

***

Agora a gente vai para Santa Catarina para a cidade de Jaraguá do Sul, onde será realizada a 17ª edição do Festival Internacional Femusc.

Roberto Aguiar foi conferir.

Clique no Play (a partir de 4 minutos 22 segundos)

***

Com a gente Roberto Aguiar, da revista Sobrado. Acesse www.revistasobrado.com.br e curta cultura de qualidade.

***

Super importante para Salvador. O Museu de Arte Moderna da Bahia e o Instituto Bardi inauguram neste sábado o Espaço Lina. Matheus Spiller foi conferir.

Clique no Play (a partir de 6 minutos 38 segundos)

***

Continuamos a falar de artes visuais. No Rio de Janeiro, mas também podendo ser vista virtualmente, a artista plástica baiana Cristina Jobim abriu exposição sensorial em defesa da Amazônia. Saiba mais com Laís Matos.

Clique no Play (a partir de 11 minutos 58 segundos)

***

Ela se lançou na carreira de cantora em Lisboa no último mês de novembro, e agora volta à sua terra natal para sacramentar. A cantora Lais faz o seu primeiro concerto em Salvador no próximo dia 20, às oito da noite, na Casa de Castro Alves, no Santo Antônio Além do Carmo. Ela conversou com a gente.

Clique no Play (a partir de 13 minutos 32 segundos)

No vídeo
Lais | Alegre Menina

***

O Teatro Gamboa retorna de férias neste final de semana, com apresentação no domingo, dia 16, às cinco da tarde, no formato on-line com transmissão através do canal do espaço no Youtube. No palco a cantora infantil Lilica Rocha com o show “O Sol Reflete”. Que menina danada... sete anos! Sei não viu, eles tão nascendo com uns chips extras. Parabéns Lilica, fiquei sua fã.

Clique no Play (a partir de 15 minutos 41 segundos)

***

A Mulher de Roxo, Jayme Figura e outras figuras que são personagens das ruas de Salvador sobem ao palco do Espaço Cultural Casa 14, que fica na Rua Frei Vicente, 14, no Pelourinho. Luana Neiva traz a notícia.

Clique no Play (a partir de 16 minutos 26 segundos)

***

A mostra Movimentos em Trânsito vai realizar  atividades artísticas para dar visibilidade e representatividade às questões LGBT e está convocando artistas  que se identifiquem como integrantes da comunidade. Pedro Moraes fala como é.

Clique no Play (a partir de 18 minutos 47 segundos)

***

Vamos de música?

Baiano radicado na Califórnia, o cantor, compositor e músico Mário Marauak está em Salvador para o lançamento do single “Dar Amor”, um feat com Saulo. Juntos, direto de San Diego, os artistas não só gravaram feat e videoclipe, que já estão disponíveis em todas as plataformas, como compuseram em parceria mais de 20 músicas que devem virar discos em breve.

“Dar Amor” é a primeira de dez canções autorais que compõem o álbum “Natural”, trabalho solo de estreia de Mário Marauak com lançamento previsto para março de 2022.

Mário Marauak falou com a gente.

Clique no Play (a partir de minutos segundos)

No vídeo
Marauak | Dar Amor

***

Para tudo que eu dar uma meia lua de compasso aqui... Hora de falar de capoeira. Salvador vai ser a anfitriã do Congresso Capoeiragem Como Vai, Como Tá. Eu já fiz capoeira, quando tinha uns 18 aninhos. Fui batizada como Geleca. Eu era flexível, mas caía um bocado, também. Foi muito bom ter feito capoeira, na UFBA, com o professor Hélio. Na reportagem de Joyce Melo.

Clique no Play (a partir de 22 minutos 22 segundos)

***

Por indicação de Matheus Spiller, que entende de música e tem até uma banda onde é baterista, a Peito de Planta, a gente vira o bloco ouvindo Siba em Toda Vez Que Eu Dou Um Passo / O Mundo Sai Do Lugar.

Ouça
Siba | Toda Vez Que Eu Dou Um Passo/O Mundo Sai Do Lugar

***

Vamos de cinema, agora. Mais uma vez a cinematografia baiana marca forte presença na Mostra de Cinema de Tiradentes, evento que abre o calendário audiovisual brasileiro. Em sua 25ª edição, a mostra será realizada em formato híbrido, de 21 a 29 de janeiro de 2022, na cidade histórica mineira de Tiradentes e pelo site www.mostratiradentes.com.br.

Diga aí, Rivelino Oliveira!

Clique no Play (a partir de 25 minutos 13 segundos)

***

E o que você acha de ficar bem na fita? Confira como na reportagem de Rosana Andrade.

Clique no Play (a partir de 29 minutos 12 segundos)

***

Para encerrar, a gente pede a benção do Senhor do Bonfim. A Lavagem deveria ter sido realizada na última quinta, ainda não deu, mas o povo baiano não deixou de louvar nosso amado Senhor do Bonfim, bem dentro do coração.

E para estender a benção a todos que nos ouvem capturamos uma música em homenagem feita pelo advogado e professor de Direito Rodrigo Moraes.

Ouça o que ele conta.

Clique no Play (a partir de 31 minutos 11 segundos)

Ouça
Gerônimo | Vou pra Lavagem