Cidade

Estudantes de Medicina querem saber quando concluirão o curso

Eles farão manifestação na segunda-feira (10 de janeiro)

Estudantes da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), da Universidade Federal da Bahia (Ufba) vão realizar uma manifestação na segunda-feira (10 de janeiro), a partir das 9h, à frente da Sede Mater da FMB, no Largo do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico.

Com apoio do Diretório Acadêmico, os alunos cobram respostas do Colegiado de Medicina e da Diretoria da FMB acerca das demandas apresentadas para minimizar os impactos causados durante a pandemia, sobretudo o atraso no tempo de conclusão do curso.

No final de dezembro, foi encaminhada ao Colegiado e à Diretoria da FMB uma carta assinada por quase 300 alunos de todas as turmas de Medicina da Ufba. O documento apresenta as sugestões para viabilizar a progressão dos cursos e permitir ajustes no calendário, reduzindo os atrasos que já chegam a quase dois semestres.

Entre as sugestões estão a oferta de cursos de férias e a realização de três semestres em um ano, práticas já realizadas em períodos pós-greve.

Os estudantes criticam e classificam como lenta e pouco efetiva a tomada de decisões do Colegiado, da Diretoria da FMB e de alguns departamentos para resolver tais questões, apesar da tentativa incessante por parte do alunado.

“Hoje, estamos colhendo os frutos da apatia do Colegiado e alguns departamentos. Porém, não devemos aceitar isso silenciosa e passivamente. Devemos lutar por nossos direitos e reivindicar ações contundentes para não atrasarmos, ainda mais, o nosso período de formação", diz o trecho de convocação para a manifestação que circula nas redes sociais.