Televisão

Partituras mostra apresentações do X Encontro de Tenores do Brasil

Evento marca aniversário de 125 anos do Teatro Amazonas, em Manaus

Foto: TV Brasil
Encontro das Águas

O espetáculo que celebra a décima edição do Encontro de Tenores do Brasil é o destaque do primeiro programa Partituras em 2022. O concerto está na programação especial da TV Brasil para o Ano-Novo, neste domingo (2/1), às 22h30.

A ocasião festiva promove o intercâmbio entre o canto lírico e o popular. O concerto foi realizado em comemoração aos 125 anos do Teatro Amazonas, localizado no centro histórico da capital. O importante espaço cultural de Manaus recebeu o evento erudito que integra o calendário cultural do estado.

O especial foi gravado pela emissora afiliada TV Encontro das Águas que faz parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). As apresentações dos artistas ganham exibição nacional no primeiro domingo do ano na telinha da TV Brasil.

O tenor Miqueias William é o idealizador e anfitrião do X Encontro de Tenores do Brasil que conta com a participação de diversos músicos convidados. O show traz para o palco as potentes vozes dos tenores Lucas Melo, do Recife; Roney Calazans, de Brasília; Wilken Silveira, do Pará; e Marcello Vannucci, de São Paulo.

A performance ainda tem presenças especiais com a exibição da soprano amazonense Dhijana Nobre e da revelação do The Voice Kids 2021, Davi Lucas, de apenas 12 anos. Eles são acompanhados pela Orquestra Amazonas Filarmônica, sob a regência do premiado Maestro Luiz Fernando Malheiro, e pelo Coral do Amazonas, que faz a sua primeira atuação no concerto.

Há mais de sete anos no ar, o programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta. A produção da TV Brasil mostra concertos registrados em parceria com instituições como a OSB, UFRJ, UFF, OPES, Sala Cecília Meireles, BNDES e Theatro Municipal.

Além das grandes apresentações, o Partituras ainda traz entrevistas com os artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir curiosidades sobre as obras executadas.

Os recitais exibidos pela emissora pública no programa Partituras podem ser conferidos semanalmente no site tvbrasil.ebc.com.br/partituras e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz e Brasília 87,1 MHz.