Cinema

6 curtas-metragens representarão a Bahia na Mostra Tiradentes

As produções selecionadas integram as mostras Panorama, Praça, Temática, Jovem e Formação

Foto: Marilia Hughes Guerreiro
A vida em meus punhos

Mais uma vez, a cinematografia baiana marca forte presença na Mostra de Cinema de Tiradentes, evento que abre o calendário audiovisual brasileiro.

Em sua 25a edição, a Mostra será realizada em formato híbrido de 21 e 29 de janeiro de 2022, na cidade histórica mineira e pelo site www.mostratiradentes.com.br. 

Confira a relação das produções, que representarão a Bahia na Mostra Tiradentes em 2022, selecionadas pelos curadores Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa e Felipe André Silva. 

O documentário “Alágbedé”, de Safira Moreira, será exibido na Mostra Panorama. O curta apresenta o caminho que Zé Diabo percorre no processo de feitura das ferramentas de orixá enquanto reocupa o seu arco recém reformado na Ladeira da Conceição da Praia.

Permeado por relatos da história de José Adário e dos seus conhecimentos enquanto sacerdote religioso, o curta capta as imagens do seu cotidiano - do ferro velho à oficina - apreendendo detalhes que carregam os mistérios sobre o processo de transformar pedaços de ferro em objeto sagrados, revelados pelo fogo e por Ogum.

Na Mostra Praça, que realiza sessões no Largo das Fôrras, principal praça de Tiradentes, serão exibidos “A Vida em meus Punhos”, de Marília Hughes Guerreiro, documentário retrata o cotidiano da pugilista baiana Adriana Araújo; e “Central de Memórias”, de Rayssa Coelho e Filipe Gama, filme que apresenta a memória de quatro mulheres sobre um bairro de Vitória da Conquista e o encontro com o universo do cinema, nos anos 1990.

O curta “Qual é a grandeza?”, de Marcus Curvelo, foi selecionado para a Mostra Temática que exibirá produções que dialogam com o tema central da 25a Mostra Tiradentes “Cinema em Transição”, que permeará os debates e rodas de conversa do evento.

Na Mostra Jovem, o público poderá conferir “A realidade não tira férias”, de Coletivo Cidade Baixa. Inteiramente idealizado, roteirizado, dirigido e editado por jovens nas oficinas Cidade Alta, Cidade Baixa – A Gente Faz Cinema, o filme traz o relato de três adolescentes da periferia de Salvador sobre suas “férias”. Com forte apelo à juventude negra, eles nos contam sobre os desafios na educação e na vida durante a pandemia.

E na Mostra Formação, a coprodução Bahia - Minas Gerais “Não vim no mundo para ser pedra”, de Fabio Rodrigues Filho, traz os apontamentos e os desdobramentos de um filme-objeto.

25a Mostra de Cinema Tiradentes 

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online e presencial.

Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. 

A 25a Mostra de Tiradentes exibirá em sua programação mais de uma centena de produções, entre longas curtas e médias-metragens. A seleção de curtas conta com 100 filmes de 18 estados brasileiros, distribuídos nas mostras Foco (13), Panorama (26), Jovem (5), Formação (8), Mostrinha (5), Praça (13), Regional (6), Foco Minas (11), Homenagem (3), Valores (1) e Temática (9).

Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro aparecem com a maior quantidade de curtas-metragens na seleção, respectivamente 30, 19 e 13. Há também filmes de Acre (2), Amazonas (2), Bahia (6), Ceará (8), Distrito Federal (4), Espírito Santo (1), Mato Grosso (1), Pará (2), Paraíba (1), Pernambuco (5), Piauí (1), Rio Grande do Norte (4), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2) e Sergipe (1).

A programação gratuita e diversificada da 25a Mostra Tiradentes conta pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Maiores informações no site oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprodNo Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção