Livros

Editora Serena lança Veridianas - O livro de aforismos

Do poeta Carlos Nejar

A Editora Serena lança “Veridianas -- O livro de aforismos”, de Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), e um dos principais nomes da poesia brasileira.

Seu novo trabalho reúne uma coleção de aforismos, e assim se inscreve em um grupo de autores que inclui grandes nomes da literatura, como Machado de Assis e Oscar Wilde, e da filosofia, como Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.

Os aforismos são frases que concentram forte conteúdo de sabedoria e carregam sentido moral.

Eles traduzem toda a complexidade de uma determinada situação em um número reduzido de palavras, de maneira que ganham valor universal e se tornam fonte de aprendizado.

Muitas vezes consolam quem passa por algum sofrimento, alegram quem precisa de uma injeção de ânimo, e muitas vezes impressionam pela beleza.

Nesse sentido, são muito próximos da poesia, e Carlos Nejar é mestre nessa forma de arte. Os aforismos do livro navegam pelo amor, imaginação e sonho. Tratam de coragem, humildade e sabedoria.

Falam de dor e do engano, mas também da alma e de Deus. Engana-se quem acredite que entregam uma frase de efeito, de consumo imediato e de pouca permanência em quem os lê. Ao contrário, exigem que sejam absorvidos, para que deles se extraia o sentido.

“O detalhe é às vezes mais importante que a essência”, diz Nejar em um de seus aforismos. “A poesia pode ser escrita por alguns, mas é para ser vivida por todos. A palavra é propriedade do sonho”, escreve. Em não raras vezes, inquieta, mesmo incomoda o leitor: “Tudo se perde. O que se salva é saudade”; “Não há armadilha capaz de segurar pensamentos”.

“Veridianas -- O livro de aforismos” é uma fonte de inspiração e beleza, que um dos grandes poetas brasileiros traz agora ao leitor. Para ler, reler e consultar, em diversos momentos da vida.

Indicado ao Nobel de Literatura

Nascido no Rio Grande do Sul, mas radicado no Rio de Janeiro, Carlos Nejar é um luminar da cultura brasileira. Além de membro da ABL, é presidente emérito da Academia Brasileira de Filosofia e das Academias de Cultura Portuguesa e de Ciências e Letras (ambas em Lisboa).

Colabora com colunas em jornais brasileiros como A Tribuna (Vitória - ES) e O Globo. Em 2017, seu nome foi indicado pela ABL para receber o Prêmio Nobel de Literatura.

Ficha Técnica

Livro: Veridianas -- O livro de aforismos

Páginas: 144

Autor: Carlos Nejar

Editora: Serena

Preço: R? 29,90