Cinema

Conheça o vencedor do Prêmio Work in Progress

Do Documentários Transformam

Foto: Divulgação
Prêmio Work in Progress

“Eu (também) não gozei” é o grande vencedor do Prêmio Work in Progress, concedido pelo programa Histórias que Ficam, da Fundação CSN, no valor de R$ 100 mil.

O projeto do filme ganhador está participando de um ciclo formativo do Edital Documentários Transformam, uma correalização do DOCSP e da Fundação CSN em parceria com a Doc Society.

O vencedor foi escolhido após o Laboratório de Impacto, realizado em dezembro, do qual participaram representantes dos cinco projetos aprovados no edital no início do mês.

No laboratório -- o primeiro dos três processos de formação pelos quais os projetos devem passar até maio de 2022 --, foram estudados casos de sucesso de outros documentários e suas campanhas de impacto.

O prêmio Work in Progress tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de projetos ainda em suas fases iniciais - e que têm pela frente etapas de produção, captação e distribuição, bem como a construção de suas campanhas. “Acreditamos que o recurso fará diferença neste momento em que o filme se encontra”, afirma André Leonardi, gerente geral da Fundação CSN, sobre “Eu (também) não gozei”. “O projeto possui grande potencial para transformar a visão da sociedade sobre a maternidade e sobre as questões de gênero. Também pode produzir impacto no marco legal e no poder judiciário, trazendo mudanças importantes para todos”, complementa.

No início de 2022 começa a segunda etapa do edital, com mentorias para apoiar os produtores e diretores na montagem das campanhas de impacto dos filmes.

Já no final do programa, em 2022, haverá ainda um laboratório de pitching preparatório para o Good Pitch Brasil, em que as campanhas de impacto serão apresentadas para potenciais parceiros nacionais e estrangeiros, entre fundações, filantropos, financiadores, patrocinadores, organizações sociais, canais de TV, plataforma de streaming e outros.

Durante a realização do Good Pitch Brasil, acontece a entrega do prêmio Campanha de Impacto, no valor de R? 108 mil.

Na edição de 2020, ao lado da Fundação CSN, o Good Pitch Brasil capacitou as equipes de quatro documentários. Na fase de pitching, os criadores tiveram a oportunidade de apresentar o projeto a 110 instituições e players do mercado.

Os resultados obtidos de financiamento para projetos, com mais de R? 640mil, e as conexões estabelecidas demonstram as grandes possibilidades de colaboração que existem entre agentes de mudanças e filmes documentais.

Vencedor do Prêmio Work in Progress

Eu (também) não gozei -- Direção: Ana Carolina Marinho. Produção: Amanda Bortolo. Sobre o filme: Letícia descobre que está grávida, mas não sabe quem é o pai. São quatro possibilidades. Apesar de insegura e com medo, ela entra em contato com todos os possíveis pais. Cada um reage à sua maneira, mas todos alegam que o filho não pode ser deles porque eles não gozaram. Mas ela também não. A gravidez solitária provoca uma reviravolta. Quando a criança nasce, sua inquietação ganha forma: ela vai em busca de descobrir quem é o pai de seu filho.

Programa Histórias que Ficam

A Fundação CSN - braço social da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) - lançou o programa em 2011 como parte do seu propósito de transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural.

Acreditando no potencial transformador do cinema, a CSN já patrocinou 54 filmes nacionais, sua maioria, de caráter documental, dentre eles, nove pelo Programa Histórias que Ficam.

O Programa nasceu com o objetivo de contemplar toda a cadeia produtiva do audiovisual -- do desenvolvimento do projeto até a sua exibição.

Os projetos selecionados em suas edições receberam o apoio criativo para a produção de suas obras, cujos projetos de novos documentaristas foram escolhidos por seu caráter de relevância à sociedade brasileira. Em 2020, o Histórias que Ficam se atualiza, buscando uma forma de potencializar a distribuição de impacto no Brasil, sela uma parceria estratégica com DocSP, encontro internacional de documentários de São Paulo, para co-realizar a primeira edição do Good Pitch Brasil com um prêmio de R? 50 mil para campanha de impacto de um dos projetos selecionados, o filme Limiar, que acaba de estrear esse ano.

Fundação CSN

A Fundação CSN é responsável pelas ações sociais do Grupo CSN, seu propósito é transformar vidas e comunidades por meio dos pilares que sustentam a sua atuação: educação, cultura, articulação e curadoria.

Está presente em seis estados, com atuação direta em 27 municípios e também com editais de abrangência nacional. Executa projetos de ação direta com patrocínio de parceiros por meio de leis de incentivo fiscal.

Na educação, desenvolve programas que buscam oportunizar aos jovens formação de qualidade. E na cultura, transformar a sociedade por meio da expressão cultural.

Good Pitch Brasil

Criado pela Doc Society, o Good Pitch já apoiou 460 realizadores que apresentaram 222 projetos de filmes documentários de 60 países, gerando mais de U?30 milhões de dólares em financiamento; e alcançou a participação de mais de cinco mil organizações em todo o mundo. No Brasil, o evento é realizado pela DOCSP.

Na sua edição de 2020, ao lado da Fundação CSN, o Good Pitch Brasil capacitou as equipes de quatro documentários. Na fase de pitching, os criadores tiveram a oportunidade de apresentar o projeto a 110 instituições e players do mercado.

Os resultados obtidos de financiamento para projetos, com mais de R$ 640mil, e as conexões estabelecidas, demonstram as grandes possibilidades de colaboração que existem entre agentes de mudanças e filmes documentais.

DOCSP

O DOCSP - Encontro Internacional de Documentário de São Paulo - é uma das principais plataformas que existe no país para auxiliar o setor audiovisual no desenvolvimento de documentários, a partir de atividades de formação, mercado e exibição de filmes.

O DOCSP tem como missão defender a riqueza e diversidade de vozes no cinema, televisão e outras plataformas; promover a carreira de novos talentos e favorecer a sua inserção no mercado local e internacional.