Música / Palco

Universidade livre do Teatro Vila Velha abre inscrições para novas turmas

Seleção acontece durante as oficinas Vila Verão 2022

Foto: Divulgação
Oficinas artísticas compõe seleção para universidade LIVRE

O Teatro Vila Velha está com inscrições abertas para novas turmas da universidade LIVRE. Os participantes serão selecionados através das oficinas Vila Verão 2022, que ocorrem presencialmente entre 10 de janeiro e 10 de fevereiro no próprio teatro.

Os interessados em compor a nova turma devem se inscrever em uma das três oficinas de preparação e seleção ,são elas: "Oficina Supernova - A Voz do Teatro nos Espaços Públicos", com o ator Miguel Campelo e a preparadora vocal Valéria Rocha, "Oficina Performar a Palavra Poética", com o professor Martin Domecq e a coreógrafa Cristina Castro e a "Oficina A Palavra na Cena", com o encenador Marcio Meirelles.

Apesar do direcionamento, qualquer pessoa pode participar dessas oficinas, ainda que não tenham interesse em integrar o programa de formação. As inscrições estão abertas apenas através da página do Sympla do Teatro Vila Velha (sympla.com.br/vilavelha) e podem ser feitas até a data de início de cada uma das oficinas, que possuem preços individuais, mas quem se inscrever até 31/12 garante um preço promocional. 

As oficinas de preparação e seleção para o programa de formação indicam a linha de ensino do primeiro ano da LIVRE, focado no desenvolvimento de  dois projetos principais: o teatro em espaços não convencionais, como locais públicos, e a palavra performática como espaço. A atriz da Companhia Teatro dos Novos e coordenadora dos programas de formação do Teatro Vila Velha, Chica Carelli ressalta a importância da universidade para a formação completa do profissional de teatro.

“A universidade LIVRE é uma formação para artistas profissionais, com uma concepção do artista empreendedor .Trabalhamos não só o teatro como linguagem, mas também o ser político, o teatro como comunicação e reflexão da sociedade. O participante da LIVRE tem contato  com toda cadeia de produção que compõe o Teatro Vila Velha: produção, comunicação, área técnica, iluminação, figurino, recepção, bilheteria, administração de projetos, concepção de projetos e outros”, ressalta a coordenadora. 

Criada em 2013 pela Companhia Teatro dos Novos, a universidade LIVRE é o programa de formação do Teatro Vila Velha, com métodos próprios e caráter profissionalizante, que periodicamente abre inscrições para aqueles que desejam atuar nas artes cênicas.

O programa da universidade LIVRE tem a duração de 3 anos e é reconhecido pelo sindicato dos artistas, o que habilita à formalização profissional.

Ao longo do programa, os participantes vivenciam oficinas e experimentos com orientação de colaboradores nacionais e internacionais de diversas áreas como dramaturgia, interpretação, dança, canto, música, percussão, improvisação, entre outras áreas. O programa também prevê experiências e formação em outras áreas essenciais para o ao funcionamento do teatro, como produção e gestão cultural, gestão de projetos, comunicação, cenografia, iluminação, audiovisual, mediação cultural, transmissão online de espetáculos, entre outras.

Pensando na segurança da equipe do Teatro Vila Velha e do público, as oficinas possuem vagas limitadas com o intuito de evitar aglomerações e prezar pelo distanciamento social. Além disso, durante toda a experiência será obrigatório a utilização de máscara e apresentação do cartão de vacina.