Bahia

Cacau produzido em Ilhéus será exportado para Emirados Árabes

Outros produtos serão exportados, como algodão, castanha de caju e o café gourmet

O governador Rui Costa e o CEO da DMCC, Ahmed Bin Sulayem

A notícia foi anunciada pelo governador Rui Costa durante visita à sede da Dubai Multi Commodities Center (DMCC), empresa especializada na importação e exportação de produtos agrícolas dos Emirados Árabes.

Para o prefeito Mário Alexandre, a parceria é resultado do diálogo com os investidores, que após visita à cidade em setembro último demonstraram interesse em implantar um Centro de Distribuição do Cacau em Dubai.

O governador baiano reforçou a importância de Ilhéus no ciclo virtuoso que se inicia. "Nós produzimos o melhor cacau do Brasil e eles estão muito interessados em começar o processamento do cacau baiano”. O dirigente estadual disse ainda que outros produtos serão exportados, como algodão, castanha de caju e o café gourmet.

O CEO do centro de café do Dubai Multi Commodities Center (DMCC), zona franca especializada na importação e exportação de produtos agrícolas nos Emirados Árabes Unidos, Ahmed Bin Sulayem, informou que a primeira amêndoa de cacau processada será baiana. "Estive em Ilhéus e conheci o sistema cabruca de plantação, que é incrível. Contamos com a Bahia para essa parceria comercial com o cacau", disse.

 A comercialização do cacau será realizada por intermédio da Câmara de Comércio Árabe/Brasileira.

Ahmed bin Sulayem fez um tour com o governador da Bahia para que ele tenha uma ideia do que será o centro do cacau, a ser inaugurado na zona franca. Ao final da visita, Sulayem preparou cafés de diferentes tipos para o governador e sua delegação experimentarem. Na foto acima, Costa e Sulayem. 

Rui Costa conheceu a unidade de processamento de café que compra, avalia, empacota e exporta café de várias partes do mundo. A DMCC pretende iniciar um centro de cacau com processo semelhante e tem muito interesse no cacau baiano, produzido em Ilhéus, após visita de Sulayem às fazendas baianas em setembro deste ano. Na ocasião, Sulayem visitou a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em São Paulo e foi assinado um acordo de entendimento entre as entidades.

“Nós produzimos o melhor cacau do Brasil e eles estão muito interessados em começar o processamento do cacau baiano. Vamos aproveitar e mandar para eles outros produtos, como algodão, castanha de caju e o café gourmet, que também têm muito potencial e são de extrema qualidade”, disse Costa. Ele contou que há pequenas produções e cooperativas de café especial na Bahia.

Alguns empresários integraram a comitiva do governador. Entre eles, o presidente da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Luis Carlos Bergamashi, apresentou o algodão produzido no oeste da Bahia.

Foto: Anba

Visita de representares árabes a Ilheus

Sulayem disse que a primeira amêndoa de cacau a ser processada no futuro centro de cacau da DMCC será baiana. “Estive em Ilhéus e conheci o sistema cabruca de plantação, que é incrível. Contamos com a Bahia para essa parceria comercial com o cacau”, declarou.

Ele visitou plantações de cacau em Ilhéus, na Bahia, acompanhado pelo chefe do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, e pelo gerente de eventos e parcerias da DMCC, Samer Merhi.

A zona franca DMCC é um hub para o comércio global de commodities e fornece infraestrutura física, de mercado e financeira necessárias para as empresas. Ela foi fundada em 2002 pelo governo de Dubai, e em 2003 tinha 28 empresas-membros. Hoje, é uma das mais importantes zonas francas do mundo, com mais de 18 mil empresas associadas de 170 países, e mais de 60 mil funcionários. É lá que ficam o Coffee Centre e o Tea Centre, locais de trading de café e chá.

A missão internacional do governador da Bahia começou no dia 18 de outubro e passou pela Alemanha, Cazaquistão, República Tcheca e está sendo encerrada nos Emirados Árabes Unidos, onde chegaram na segund-feira (25) e retornam ao Brasil nesta sexta (29). A Câmara Árabe facilitou o encontro e participaram da visita o presidente Osmar Chohfi, o secretário-geral Tamer Mansour, o chefe do escritório internacional em Dubai Rafael Solimeo, a gerente de Relações Institucionais Fernanda Baltazar e o executivo de negócios internacionais, Noury Dweidary.