Cinema

Festival de cinema exibido de forma online e gratuita até 31 de outubro

Mulheres dirigem metade dos filmes

A Sinédoque - Festival Nacional de documentários curtos terá sua primeira edição dos dias 21 a 31 de outubro. Online, gratuito e independente, o festival tem a missão de celebrar e popularizar o documentário brasileiro em curta-metragem. O festival estará disponível pelo site www.sinedoque.com.br ou na plataforma InnSaei.TV, plataforma nacional que já exibiu mais de 30 festivais de cinema nos últimos meses.

Durante dez dias, o festival competitivo, exibirá 50 documentários brasileiros de até 30 minutos, das 5 regiões do país, e contará com o voto do público para definir os filmes vencedores. Metade dos filmes da programação são dirigidos por mulheres.

Além da programação competitiva, será possível assistir a Mostra Francesa, e a exibição especial do curta "Cinemateca Brasileira" (1993) de Ozualdo Candeias, seguida de debate sobre preservação, com Hernnani Heffner, Ines Ainsengart e Daniela Giovana.

A Sinédoque terá eventos ao vivo diariamente as 18h. Serão painéis de debate com os realizadores e Aulas Mestres ministradas pelos jurados: Emílio Domingos, Renée Castelo Branco e Sergio Mota.

A Sinédoque acontecerá do dia 21 a 31 de outubro e para assistir é só entrar no site www.sinedoque.com.br ou na plataforma InnSaei.TV. O festival contará com as artes do cartunista André Dahmer, que serão postadas no instagram @sinedoquefestival.