Cidade

Previsão é de chuva forte em Salvador no fim de semana

A chuva que caiu sobre a capital nesta quinta-feira provocou alagamentos

Com a chegada da frente fria em Salvador, a previsão é de chuva intensa com possibilidade de alagamentos na cidade nos próximos dias. Somente nesta quinta-feira (21), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 85 solicitações até as 15h, incluindo 38 avaliações de imóvel alagado, 11 deslizamentos de terra e dez ameaças de deslizamento.

Já na sexta-feira (22) a previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fracas a moderadas com risco para alagamentos pontuais. No sábado (23) a previsão permanece a mesma de sexta. Fica em alerta para o risco de temporais quase todo o estado da Bahia, exceto a faixa nordeste, e o centro-sul do Maranhão e do Piauí, com risco de chuva forte, incidência de raios e rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h durante a chuva mais intensa.

Os maiores acumulados de chuvas nas últimas seis horas foram registrados em Sussuarana (83,4mm), Sete de Abril - Bosque Real (80,8mm), São Rafael (78,6mm), Águas Claras (78,3mm) e Pituaçu (76,4mm). O índice normal para todo o mês de outubro é de 95,2mm.

"Equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo às inspeções previstas no Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC) nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme que se intensificaram em função das chuvas desta manhã", explicou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Leia Mais

O PPDC estabelece protocolos de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, a exemplo de deslizamento de terra, realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec).

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.


Ruas ficaram alagadas, nesta quinta-feira (21)

No Sul do País

A chuva vai retornar ao sul do país ao longo deste fim de semana, de acordo com previsões da Climatempo. Um novo sistema de baixa pressão atmosférica localizado no Paraguai juntamente com uma nova frente fria que deve avançar pelo centro-sul do país, combinadas com um corredor de umidade que vem da região Amazônica, vão deixar o tempo instável e com risco para temporais na região.

No sábado (23) são esperados temporais nos três estados, que vão ocorrer com maior intensidade entre o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, onde a chuva vai ocorrer ao longo de todo o dia.

As instabilidades avançam rapidamente em direção ao sudeste e no domingo (24), o tempo já volta a ficar firme sobre o Rio Grande do Sul e extremo sul de Santa Catarina. Nas outras áreas ainda ocorrem algumas pancadas, de maneira pontuais, no entanto sem volumes expressivos, principalmente no Paraná.

Embora ocorram temporais sobre a região, a chuva não aconteça de maneira persistente, ou seja, não dura muitos dias. Essa é uma condição muito comum para esta época do ano, pois a tendência é que a região sul do Brasil receba menos precipitações entre a Primavera e o Verão. Além disso, estamos sobre a influência do La Niña, que também é responsável pela diminuição da chuva no sul.