Artes Visuais

Circuito Urbano de Arte começa em BH

Pela primeira vez o Cura conta com uma vivência

Foto: Kassia Borges
Kassia Rare Karaja Hunikuin

O Cura-Circuito Urbano de Arte em 2021 constrói sua canoa intergalática para descer as águas da Avenida Amazonas, deixando a Rua Sapucaí – o primeiro e único mirante de arte urbana do mundo, onde desemboca na praça Raul Soares.

Ali começa a receber os novos artistas desta que é sua sexta edição. A partir do 21 de outubro, sexta-feira, desembarcam por lá:  Kassia Rare Karaja Hunikuin com o Coletivo Mahku (Acre), Sadith Silvano e Ronin Koshi, artistas Shipibo (Peru) e Ed-Mun (MG). 

A praça passa a ser uma Zona Autônoma Temporária, dando novos nomes às ruas que formam aquela encruzilhada. O Rio Amazonas deságua lá, carregando a energia das águas: seus seres, deusas, energia que lava, banha, faz germinar sementes. A escolha curatorial desta edição vem fortalecer esse conceito de novo território. 

“Já tínhamos o sonho de trazer o Coletivo Mahku, e a edição desde ano, quando o Cura explora a narrativa do Rio Amazonas, não poderia trazer mais sentido a esse convite” fala Priscila Amoni, uma das idealizadoras e diretoras artísticas do festival.

Os Mahku, originários do Acre, trabalham a cura, pintando a partir de cantos xamânicos que traduzem saberes, rituais e tradições do que se conhece como “espírito da floresta”. 

No Cura 2021, será representado por Kassia Rare Karaja Hunikuin (Kássia Borges) com Banê (Cleiber Sales) e Itamar Rios. "Agora, eu estou pintando só cantos de cura. A gente está precisando muito: o Brasil e o planeta precisam. Escolhi uma pintura para esse momento de pandemia e pelas perdas irreparáveis”, afirma Kássia.

Já Sadith Silvano e Ronin Koshi são artistas indígenas peruanos Shipibo, povo que desenvolveu um sistema de desenhos chamado Kené, declarado Patrimônio Cultural de seu país. O traçado segue padrões geométricos, expressando a cosmovisão shipibo e os seus ícaros, as canções entoadas nos rituais com ayahuasca. Também em comum, a vida à beira dos afluentes do Rio Amazonas. 

Nesta edição, Ed-Mun é o artista anfitrião. Um dos maiores grafiteiros de BH, famoso pela maestria na  técnica para criar graffitis realistas, é quem dá as boas vindas.

Conhecido internacionalmente dentro da cena de graffiti caligrafia 3D, vai realizar um sonho ao fazer sua primeira empena. Ed-Mun vem  coroar essa edição trazendo a cultura da rua. "Me sinto muito honrado com o convite desse projeto maravilhoso. Sempre sonhei em pintar uma empena, em qualquer lugar que fosse, aconteceu desse lugar ser muito especial.

Estou muito ansioso para iniciar esse trabalho, espero que corra tudo bem, que o clima ajude, e que as pessoas aprovem, pois uma arte assim é para todes", conta ele.

Sobre o que vai fazer, Ed-Mun adianta "é uma arte em homenagem a escrita, a comunicação por símbolos e grafismos, inspirado na arte marajoara, na pintura rupestre, mas com um estilo urbano contemporâneo que é o graffiti 3D e com um pouco de anamórfico, que dará uma ilusão de ótica para quem for ver a pintura, ter uma impressão que ela vem de dentro do prédio"” 

As novas empenas serão entidades. É a arte coletiva misturada com a vida e assim, mais uma vez, o CURA convida a outras formas de pensar a arte. 

Novidades

Pela primeira vez o Cura conta com uma vivência, guiada por Tainá Marajoara entre os dias 30/10 e 02/11 e conta ainda com a participação de Patrícia Brito (BH/MG), Silvia Herval (BH/MG) e Mayô Pataxó (Ubaporanga/ MG). "A Raulzona nos fez ver a magia da cultura Marajoara tatuada no centro da nossa cidade. E nos levou a essa mulher incrível que é  a Tainá Marajoara, cozinheira, artista, realizadora cultural e pensadora indígena.

Ela vai guiar / liderar uma vivência com mais 3 mulheres que trabalham com comida, cura e arte. O futuro é coletivo e esse coletivo formado por Tainá Marajoara, Mayo Pataxó, Silvia Herval e Patricia Brito vai compartilhar saberes e experimentar o território" adianta Janaína Macruz, idealizadora e curadora do festival. 

Já o Coletivo Viva JK participa através de uma projeção, um retrospecto histórico que vai localizar, por meio de manchetes e trechos de reportagens a partir da década de 60, como a praça Raul Soares passou a ser disputada: por um lado, uma sociedade que desejava reprimir a população LGBTQIA+. De outro, essa população, especialmente mulheres trans e travestis, que já frequentavam a região.

Dirigida pelo videoartista Eder Santos, sobrepõe as representações negativas das pessoas LGBTQIA+ a fotografias de mulheres trans e travestis, registros que são parte do acervo pessoal da saudosa Anyky Lima e do fotógrafo Lucas Ávila. As pessoas fotografadas representam a ancestral luta por reconhecimento da própria identidade, sendo entidades da comunidade queer belo-horizontina. Já as reportagens são parte da pesquisa de Luiz Morando, autor do livro “Enverga mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte“.

Além dos retratos e reportagens, a projeção usa cenas do videoclipe "Duas Pessoas", de Aldrin Gandra e dirigido por Barão Fonseca, e cenas uma batalha de Vogue gravadas na boate Matriz, no  edifício JK, cedidas pelo cineasta Leonardo Barcelos. O Vogue é um estilo de dança pautado por performances que, entre outras coisas, comunicam o orgulho LGBTQIA+. 

Surgiu no Harlen, em Nova Iorque, e, no Brasil, fez de BH sua capital. A projeção traz ainda grafismos que remetem à praça Raul Soares, localizando o território. Os textos de jornais de época e as fotos de mulheres trans e travestis serão localizados geograficamente, indicando que lugares são esses atualmente. O trabalho de design será feito pelo artista gráfico Fred Birchal, apaixonado por arquitetura e urbanismo, morador do JK desde 2019. 

O Coletivo Viva JK (@VivaJK) é formado por moradores e amigos do Conjunto Governador Kubitschek, o maior monumento modernista de Minas Gerais. Formado em 2019, o coletivo se propõe a conectar as pessoas ao Edifício JK para, juntos, construirmos um patrimônio vivo, harmônico e plural. 

Programação: 

21 de outubro a 02 de novembro:
Pintura de Empena
Artista Ed-Mun  (MG)   
Edifício Paula Ferreira  - Praça Raul Soares, 265  

21 de outubro a 02 de novembro:
Pintura de Empena
Artistas Kassia Rare Karaja Hunikuin com Coletivo Mahku - Movimento dos artistas Huni Kuin (AC)
Edifício Levy - Av. Amazonas, 718  

23 de outubro:  
Intervenção 
Coletivo Viva JK  (MG)
Edifício JK - Rua dos Guajajaras, 1268  

29 de outubro a 01 de novembro:  
Pintura-ritual - Chão da Av. Amazonas, ao redor da Praça Raul Soares
Sadith Silvano e Ronin Koshi, artistas Shipibo ( Peru)

30 de outubro a 02 de novembro:  
Vivência guiada por Tainá Marajoara ( PA), com Patrícia Brito (MG), Silvia Herval (MG) e Mayô Pataxó (MG)

Este ano o CURA se expande e acontece em um período maior. A sexta edição do festival conta ainda com uma terceira empena que será pintada pelo vencedor da convocatória pública.

O Grupo Giramundo está confirmado com uma inédita instalação na praça e acontece ainda o lançamento do catálogo oficial do festival! 

O novo território

A Praça Raul Soares tem uma característica que a torna única na cidade: seu piso com grafismos marajoara. O povo marajoara, formado por grupos indígenas nômades, é considerado extinto, mas segue viva a cultura entre descendentes. A arte marajoara na praça nos convida à reflexão nestes tempos de morte e renascimento.

No centro da praça está a fonte, cujo contorno nos remete à imagem da Chakana, a cruz Inca, povo originário do Peru, país onde fica a nascente do rio Amazonas.

Ela possui doze pontos, cada um dos quais divididos em terc?os que representam três mundos: o mundo inferior, que é o mundo dos mortos; o mundo que vivemos, que é o mundo dos vivos; e o mundo superior, que é o mundo dos espíritos. Ao ler os signos deste novo território, compreendemos ainda mais o que guiou a curadoria desta edição.

Esta mesma praça, que guarda a cultura dos povos originários do rio Amazonas, é considerada o centro geográfico de BH e, por ela, cruzam avenidas que conectam as regiões oeste e leste, norte e sul da cidade. Mas, para além das travessias, a Praça Raul Soares é, sobretudo, um lugar de encontros de pessoas e de histórias, é lugar de toda a gente. É encontro marcado de protestos e manifestações; de blocos de carnaval; de casais; de quem vai se exercitar, de moradores em situação de rua e da classe trabalhadora.